Na Prática a Teoria é Outra Rotating Header Image

UOL publica matéria escrita com a branda sobre Mercadante

Olha só, aproveitando a deixa do comentário do Sergio Leo aí embaixo, digo que não estou com os que acham que a grande mídia é um Satã golpista vascaíno. Tem que ter grande mídia e tem que ter mídia alternativa, blog, essas coisas; são fenômenos complexos e interrelacionados (tem hífen isso, agora?). A grande mídia serve pra certo tipo de coisas, os malucos blogueiros que nem eu servem para outro tipo de coisa. Tem quem saiba fazer as duas coisas, como o SL, o PD e o Alon, mas é raro.

Eu inclusive assino a Folha e a considero um bom jornal tucano com alguns bons colunistas petistas. Enfim, a grana é do Frias, ele faz o jornal que quiser. Sou tão acostumado ao jornal que eu leio ser contra meus candidatos, que já acho isso meio que o estado natural das coisas. Quando morava na Inglaterra e lia o Guardian, sempre achava esquisito. Assino também o Valor que, esse sim, é um bom jornal, e no Rio leio O Globo, que nos últimos tempos é bem menos parcial do que já foi um dia. Desnecessário dizer, a mídia brasileira é ridiculamente inferior à inglesa (duas palavras: “Veja”, “Economist”), mas eu também sou pior do que os caras do Crooked Timber, por isso é melhor eu ficar quieto.

Agora, tem coisa que não tem como não reclamar. Vejam a cobertura do UOL, assinada por Gabriela Guerreiro e Márcio Falcão, sobre a decisão do Mercandante de continuar líder do PT no Senado, decisão da qual, aliás, discordo.

A reportagem consiste, basicamente, em entrevistas com três senadores: Cristovam Buarque, Jarbas Vasconcelos e Pedro Simon. O que vocês acham que os caras disseram? Não há nenhum senador do PT entrevistado – algo de uma certa relevância, visto que o tema é o possível enfraquecimento de Mercadante como líder do partido – nem da base governista. A reportagem, portanto, é simplesmente um espaço aberto para os adversários de Mercadante o chamarem de fraco.

Vejam, os três senadores, como qualquer outra pessoa, têm todo direito de achar Mercadante fraco, e até se espera que os oposicionistas, enfim, falem mal do líder do governo no Senado. Estão inteiramente no direito deles, fizeram exatamente o que deles esperam seus eleitores.

Quem fracassou vergonhosamente foi o UOL, por não dar voz ao outro lado.

Se você não achar que já está bom, vejam como a notícia é dada em outra matéria: “Mercadante usa apelo de Lula para recuar na renúncia ao cargo de líder“. Ou seja, segundo o UOL, o Mercadante não pensou meeeeeeeesmo em renunciar, só estava de viadagem tentando jogar pra galera; assim que teve uma desculpa, deu pra trás.

Isso é uma tese perfeitamente defensável. Não acredito nela, mas é possível que seja verdade. Entretanto, não há um único argumento, bom ou ruim, a favor dessa hipótese interpretativa na matéria; podem ir lá ler. O texto sem a manchete, aliás, é correto. Se estivesse em uma coluna de opinião, ou se contasse com uma fonte próxima ao senador que garantisse que Mercadante nunca pensou mesmo em renunciar, tudo bem. Mas não tem nada disso. É só jornalismo vagabundo, mesmo.

Desafio qualquer um a argumentar que a manchete, e a cobertura inteira dada pelo UOL ao episódio, não é mau jornalismo.

Imaginem se o UOL tivesse feito a seguinte reportagem quando do lançamento do Plano Real:

FHC lança plano econômico como desculpa para se eleger presidente duas vezes

GABRIELA GUERREIRO
MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília

O presidente FHC ontem lançou um plano econômico que, com a desculpa de acabar com a inflação e inaugurar uma nova era de responsabilidade econômica no Brasil, visa assegurar oito anos de controle tucano do governo federal, permitindo que o Mendonça de Barros roube na privatização das teles e sustente uma revista que o Reinaldo Azevedo eventualmente levará à falência.

Essa é a opinião de uma amostra aleatória de pessoas ouvidas pela FOLHA. A Senadora Heloísa Helena, por exemplo, argumenta que o plano é apenas mais uma artimanha das elites para explorar as crianças das classes trabalhadoras. É também a opinião do sociólogo Emir Sader, que, de maneira plácida e refletida, sustenta que FHC visa, com o plano, reestabelecer a escravidão dos negros no Brasil. O deputado Babá, por sua vez, declarou que “Dãããã…Trotsky…Dããã…”

Alguém consideraria isso uma boa matéria? Atenção, notem que não tem nada de errado em perguntar a opinião da HH ou do Sader (a opinião do Babá não precisa perguntar, porque é sempre “Dããã…Trotsky…Dããã…”), desde que se ouça também os diversos outros lados, pessoas de outros partidos, economistas das diferentes escolas, etc. Não teria nada demais dizer que o plano era eleitoreiro em uma coluna de opinião, ou se uma fonte próxima a FHC declarasse que “no dia seguinte à eleição a gente vai desvalorizar a moeda”.

Não foi isso que o UOL fez no episódio da renúncia de Mercadante. Independente do que se ache sobre a questão macro da relação entre mídia e política, independente do que se ache do Mercadante, isso foi feio, vulgar e burro. Não vou parar de ler a galera do Frias porque lá tem coisa boa, mas se começarem a implorar demais para perder todos os leitores não-serristas, uma hora a gente topa.

Viralize:
  • Twitter
  • Facebook
  • del.icio.us
  • Digg
  • Technorati
  • Tumblr
  • Posterous
  • Google Bookmarks
  • LinkedIn
  • Blogplay
  • StumbleUpon
  • Wikio
  • Print
  • PDF
  • email

39 Comments on “UOL publica matéria escrita com a branda sobre Mercadante”

  1. #1 Arthur
    on Aug 22nd, 2009 at 1:52 am

    Estou rindo muito da sua matéria fictícia. Nada como uma expressão como "dãã… Trotsky… dãã" para animar a noite!

  2. #2 Fabio
    on Aug 22nd, 2009 at 2:45 am

    NPTO, I get your point. Agora, na minha opinião – que não é imparcial – ele estava de viadagem mesmo. Acho que o Mercadante deu uma de Pedro Simon do PT. Que segundo o Renan Calheiros, vosso aliado, disse que ele foi lá na tribuna falar mal do Sarney e depois no gabinete do próprio pedir desculpas ou algo assim.

    Mas não fique chateado não… Se até a filha do Kurt Cobain é patricinha (segundo o Globo, e não, não tive coragem de ler a matéria que cheira a mau jornalismo, apenas li a manchete) porque um filho do PT não poderia ser PFLista. Porque apoiar Sarney é PFLismo, coisa de Rodrigo Maia, não é?

    Ah não… agora é a nova moda no PT! Nossa, que confusão os caras tão fazendo! Será que o CM tá com algum vudu de estrelinha manipulando vossos dirigentes?!?!!?

  3. #3 Fabio
    on Aug 22nd, 2009 at 3:10 am

    NPTO, um comentário nada a ver já que eu não tenho blog próprio e quero comentar isso em algum lugar: Acabei de ir no site do ODC, tem um videozinho dele e eu o achei a cara do Costinha, rapaz! É sério, o narigão, os maneirismos! A voz é diferente, mas o ODC pra mim agora será sempre o Costinha da Direita Brasileira!

    (Assim como o Mercadinho São José, digo, Mercadante será sempre o Desrenunciador)

  4. #4 Raphael Neves
    on Aug 22nd, 2009 at 5:16 am

    NPTO,

    Concordo com o que você disse e, em especial, com o segundo parágrafo. Rapaz, agora eu estava vendo a Fox News, só pra rir um pouco… É a Veja televisionada. Foram tomar o depoimento de uma americana que vive no Canadá e a mulher soltou esta: "In the US I felt as I were a person, but in Canada I feel I'm just a number". Dá pra imaginar?!

    A gente até pode ler a Folha, desde que seja maior de idade, não esteja muito alcoolizado ou sob efeito de tranquilizantes.

    Abraço,
    Rapha

  5. #5 Raphael Neves
    on Aug 22nd, 2009 at 5:18 am

    Ah sim, claro, a mulher falava sobre o sistema de saúde do Canadá que, segundo a Fox, é muito, muito pior que o americano.

  6. #6 Ricardo Cabral
    on Aug 22nd, 2009 at 2:38 pm

    Rapaz, quando eu crescer quero escrever análises políticas como as desses três últimos posts. Lucidez, equilíbrio, clareza e humor, densidade sem afetação.
    Dez, nota dez!, como diria aquele cara anunciando as notas de um carnaval, anos atrás.

  7. #7 Gustavo
    on Aug 22nd, 2009 at 7:32 pm

    Outro dia um âncora tava falando sobre como, no Canadá, eles "chegam a sortear" quem vai receber ajuda médica ou não.

    Vou continuar assististindo até sair alguma notícia sobre criancinhas sendo comidas, eutanásia forçada e uso obrigatório de crack como remédio. Pelo visto não demora muito.

  8. #8 Frank
    on Aug 23rd, 2009 at 1:26 am

    Cara, vc está de parabéns. Soa até babação de ovo – e é mesmo -, mas esses últimos posts, em sequência, foram a melhor coisa q li em blogs em tempos (será q ando frequentando bons blogs?).

    Com relação à FSP, dizer q é tucana…bom, ela é a voz (e eco) da classe média urbana comsmopolita paulistana (ou, se quisermos ampliar, do Centro-Sul).

    Como já foi apontado em post aí embaixo, essa turma alinha-se politicamente mais ao PSDB do q ao PT (cada vez mais, parece, pois, olhando-se o mapara das eleições presidenciais de 2002/2006, vê-se o avanço do PT nos "grotões" e recuo nos centros urbanos dinâmicos do Centro-Sul).

    Portanto, sob essa ótica "realista", dá p/ entender e digerir bem a FSP.

  9. #9 Antenado da Silva
    on Aug 23rd, 2009 at 3:22 pm

    Idealizar um histórico midiático aludindo ao PSDB (a.k.a FHC e/ou Serra) toda vez que o Mercadante torna-se o foco da imprensa é de uma tolice absurda. É fato inegável: o Mercadante se esmerdalhou. Vá ser pusilânime assim na PQP!

  10. #10 fredk
    on Aug 24th, 2009 at 12:05 pm

    "(duas palavras: “Veja”, “Economist”)"….acho que só essa passagem já dá a medida do ridículo que é parte considerável da mídia brasileira …
    por outro lado, eu leio o estadão, jornal que está longe de corresponder à minha linha política, afinal além de tucano, foi francamente alckmista (arghh), mas, pelo menos, sempre teve a honestidade intelectual de nunca deixar seu posicionamento político escondido….tudo sempre foi às claras.
    Na verdade, o mais interessante de um futuro governo tucano seria ver o comportametno da mídia. Vai ter muita gente entrando em curto circuíto….
    Ah, e seu blog é muito bom, um alento nessa blogsfera tão feroz e binária….

  11. #11 Pablo Vilarnovo
    on Aug 24th, 2009 at 2:45 pm

    PQP!!!

    "O deputado Babá, por sua vez, declarou que “Dãããã…Trotsky…Dããã…”

    Quase caí da cadeira de tanto rir!!!!!

  12. #12 Pablo Vilarnovo
    on Aug 24th, 2009 at 2:58 pm

    Parece que ambos não conhecem nem um pouco o sistema de saúde Canadense e o americano. Obama está tendo grande dificuldade em seu programa pois, surpresa, a grande maioria dos americanos gostam de seu sistema de saúde.

    Sobre os canadenses, pergunte quantos deles atravessam a fronteira para serem atendidos nos EUA. Pergunte onde é a maior taxa de sobrevivência ao câncer. Pergunte quem tem mais acesso a exames preventivos.

    Quem mais criticou o panfleto travestido de filme Sicko foram canadenses e britânicos.

    Sobre a Fox, porque será que os números de audiência da Fox não param de crescer enquanto da CNN não param de cair?

  13. #13 Pablo Vilarnovo
    on Aug 24th, 2009 at 3:02 pm

    Sinceramente não tenho muito saco para a política brasileira (ou falta dela), mas faz algum sentido perguntar algo a algum quadro do PT?
    Quem tinha alguma dúvida que Mercadante NÃO iria deixar a liderança? Quem tinha alguma dúvida de que não era uma jogadinha de mkt bem mequetrefe?

    Ser jornalista político no Brasil deve ser a profissão mais fácil do mundo dada a falta de caráter e individualidade dos políticos brasileiros. É tudo quadro. Só isso. Fazem o que seu mestre mandar.

    Chega a dar sono.

  14. #14 fscosta
    on Aug 24th, 2009 at 9:33 pm

    Cara, sobre o Mercadante o Alon foi definitivo.

    Falem o que quiser, mas tem petista que daria um braço por uma carta daquelas do Lula.

    Quem aposta na crise PT, ou no racha PT é a midia, mais perdida que cego em tiroteio. Esse é o PT, sempre foi assim e sempre será (não vou nem listar quem já saiu do PT nessas situações). O PT tem objetivo (conquista e manter o poder), o que não está errado. Eles não são um partido POLITICO?

    Mercadante vai ser o cara do Lula no Senado. Até a Ideli rodou nessa…rs.

    Agora sobre o Obama, rapaiz, o cara vai ter que se virar feio pra reverter a coisa por lá. Foi pego no contrapé.

    Qdo ele começou antes de cair nas pesquisa, eu avisei (no Herme eu acho) que o pró dele não era economico mais e sim na Saude.

    Povo é povo em qualquer lugar do mundo. O que importa é ter saude, o resto a gente corre atras…

    abçs,

  15. #15 Fernando
    on Aug 24th, 2009 at 10:31 pm

    "Falem o que quiser, mas tem petista que daria um braço por uma carta daquelas do Lula."
    Se for o mesmo tipo de petista que faz o "sacrifício" de continuar apoiando a corrupção, existe, mas é melhor guardar a carteira.
    "Mercadante vai ser o cara do Lula no Senado. Até a Ideli rodou nessa…rs."
    Não, ele vai ser o cara do Sarney no Senado. Que as duas coisas tenham se tornado praticamente idênticas é um triste exemplo do que fizeram com o PT.

  16. #16 Raphael Neves
    on Aug 25th, 2009 at 1:23 am

    Caro Pablo,

    Se audiência significasse alguma coisa, todos deveríamos ler Paulo Coelho. Eu perguntei aos meus amigos canadenses e nenhum deles se trata nos Estados Unidos. Preferem o Canadá mesmo.

    Obama está enfrentando dificuldades porque pretende realizar uma mudança estrutural. O fato de que muitos se opõem não quer dizer que seja algo ruim, uma mudança para pior. A luta pelo fim do princípio "separados, mas iguais" também sofreu muita oposição.

    O único argumento substancial e não retórico que você usou é o de que o sistema de saúde no Canadá é pior. Para alguns americanos o sistema daqui é bom, mas acredito que ele é extremamente desfavorável para os pobres.

    Enfim, meu comentário foi sobre a Fox e não precisa ser gênio para ver que não são jornalistas, mas sim marqueteiros republicanos.

    Abraço,
    Rapha

  17. #17 fscosta
    on Aug 25th, 2009 at 2:12 pm

    Ok, vc analisa politica com o coração. Eu respeito, é meio meigo demais pra mim, mas eu respeito.

    Sobre ele ser o cara do Sarney vc está equivocado. Na verdade a ausencia dele deixaria o Renan e o Sarney, novamente, livre leve e solto.

    Abçs,

  18. #18 Pablo Vilarnovo
    on Aug 25th, 2009 at 2:46 pm

    Rapha, o erro ou meu por não ter colocado fontes. Segue:

    http://online.wsj.com/article/SB12445157054639692...

    Sobre a FOX, posso dizer o mesmo, com o sinal trocado sobre a CNN e a MSNBC.

  19. #19 Pablo Vilarnovo
    on Aug 25th, 2009 at 2:50 pm

    Sério mesmo?? Você acredita nisso mesmo?? O Mercandante "barra" Renan e Sarney. Ora bolas, Mercadante era um dos principais defensores de Renan!
    Eu concordo inteiramente com o Fernando. Só discordo quando diz que "fizeram com o PT". O PT SEMPRE foi assim. Só não entendo como tem gente que ainda acredita que o PT era diferente dos outros partidos. Ainda bem que essa decepção eu nunca tive.

  20. #20 Fernando
    on Aug 25th, 2009 at 3:49 pm

    Meigo mesmo é o presidente Lula. Não só teve um encontro de horas com Mercadante, mas também fez algo ainda melhor do que ligar no dia seguinte: escreveu uma linda carta de amor. Tudo que Mercadante queria era mesmo um pouquinho de atenção e carinho, ora. Que Marília de Dirceu que nada. Mercadante de DIrceu (e Lula) é que sabe o que é ser amado de verdade.
    Enquanto houver três picaretas do "novo PT" no Conselho de Ética, e um quarto na liderança justificando tudo, Sarney e Renan vão, sim, ficar livres, leves e soltos.

  21. #21 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 3:57 pm

    É, cê ri quando lê engraçadinnho escrevendo isso em blog, mas tenta discutir com esses caras em reunião de partido: "Companheiro, na atual conjuntura mundial …", e ele lá, "Dãã…Trotsky…Dãã", e no final ele ainda consegue que o pronunciamento oficial do partido se chame "Aspectos econômicos, políticos, e Dãã…Trotsky…Dãã…da Crise Contemporânea do Capitalismo".

    Coitado do Trotsky.

  22. #22 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 3:59 pm

    Bem, como eu disse, achar que foi isso que o Mercadante fez é dentro do espectro do razoável. Meu problema foi com a matéria.

    A propósito:

    "Porque apoiar Sarney é PFLismo, coisa de Rodrigo Maia, não é?"

    Sim. Se o PT continuar nesse caminho, a aliança com o PFL é inevitável. Há precedentes.

  23. #23 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 3:59 pm

    Desrenunciador é um bom nome para vilão de HQ.

  24. #24 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:00 pm

    Rapaz, isso eu sempre digo, quem conhece Fox News não reclama de mais nada. É uma espécie de A Hora do Povo.

  25. #25 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:01 pm

    Pô, rapaz, assim você me deixa animado e eu desando a falar merda (não que isso já não tenha começado a acontecer, bem entendido). Valeu!

  26. #26 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:01 pm

    "Com relação à FSP, dizer q é tucana…bom, ela é a voz (e eco) da classe média urbana comsmopolita paulistana (ou, se quisermos ampliar, do Centro-Sul)."

    Acho que é por aí, mesmo.

  27. #27 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:02 pm

    É como dizia Bezerra: "Eeeeele disse, que quem usa antena é televisão…"

  28. #28 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:03 pm

    Valeu, fredk. E eu deveria ter citado o Estadão, realmente um caso à parte.

  29. #29 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:03 pm

    Você ri porque esse cara nunca foi seu aliado, senão você chorava!

  30. #30 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:04 pm

    Eu suspeito que o Mercadante tenha pensado mesmo em sair, porque dizer que ia sair e não sair, como ele fez, era a pior jogada de marketing possível. Mas não tem como a gente saber isso.

  31. #31 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:04 pm

    Fcosta, também gostei muito do post do Alon. Vamos esperar pra ver.

  32. #32 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:05 pm

    É isso mesmo.

  33. #33 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:07 pm

    Pablo, acho que o fcosta tem razão, pelo menos baseado no que a gente lê no jornal: que a turma do Renan odeia o Mercadante.

  34. #34 NPTO
    on Aug 25th, 2009 at 4:07 pm

    Conteúdo 3, piada sobre Marília de Dirceu 10, média 6,5, passou.

  35. #35 Samara
    on Aug 25th, 2009 at 4:27 pm

    "Aspectos econômicos, políticos, e Dãã…Trotsky…Dãã…da Crise Contemporânea do Capitalismo".
    Ha, ha, ha, ha.
    Mas se ele conseguia, é porque tinha um monte de gente fazendo coro ao "dãã, Trotsky, dãã".

  36. #36 Raphael Neves
    on Aug 25th, 2009 at 5:17 pm

    Link de um comentário ao texto do WSJ que você mesmo cita: http://mediamatters.org/research/200906090030

  37. #37 João Paulo Rodrigues
    on Aug 25th, 2009 at 6:25 pm

    Vamlá, todo mundo: "Dããã… Trotsky…dãã"!

  38. #38 Pablo Vilarnovo
    on Aug 25th, 2009 at 6:40 pm

    Mas isso é totalmente irrelevante. Pelo menos na política brasileira e nos nossos partidos-mafiosos. Ninguém alí se ama. Mercadante jogou para a galera. Ao renunciar, jogou pela "ética" (coisa que nunca teve, vide mensalão e dinheiro de caixa 2 para sua campanha), depois teve o afago do maior-estadista-da-via-lactea-de-todos-os-tempos, e "desrenunciou". Ficou por amor ao Lula.

    Há algo de muito errado na política quando partidos se tornam mais importantes que pessoas, filosofias, ética.

  39. #39 Samara
    on Aug 25th, 2009 at 7:01 pm

    Se era o pronunciamento oficial do partido, deve ser porque praticamente só se ouvia isso. Se o cara tinha maioria ou se as pessoas sensatas ficam tímidas nesse tipo de reunião, eu não sei.
    Bem alto, agora, e com ênfase, pessoal: "DÃÃÃ, …TROTSKY… DÃÃÃ!!!"

Leave a Comment