Na Prática a Teoria é Outra Rotating Header Image

Pesquisas

Quando essa eleição passar, alguém vai escrever um trabalho bacana explicando as diferenças nas pesquisas. É claro que não se pode excluir inteiramente fraude em alguma delas, mas não é o que eu acho.

Eu acho (só acho, não tenho prova) que o Datafolha está pegando melhor o que acontece nas cidades maiores, em São Paulo, e o Vox pegando melhor fenômenos que ocorrem em áreas mais pobres. Cada instituto tem seu viés (provavelmente não proposital), quando os fatos passam em frente do seu foco ele acerta. E todos rezam para que isso aconteça no dia da eleição.

O Vox pegou a subida da Dilma mais cedo que o DF (eventualmente, o DF também pegou a subida, que já tinha sido pega pelos outros), que, por outro lado, pegou melhor o dia da votação, em que Dilma perdeu muitos votos para Marina. Se as amostras tiverem sido ponderadas de alguma forma, ou se os dados usados para escolher os clusters forem antigos, tudo pode fazer diferença. Quem está divergindo agora é o Sensus, que não tenho idéia como pesquisa. Mas acho que também deve ter uma explicação.

Pesquisa é bem complicado, amostragem é um negócio miserável de fazer certo. Cuidado ao comentar.

Be Sociable, Share!

189 Comments

  1. Tiago says:

    É mentira. Stalin foi o maior filho da Humanidade, o autor da Liberdade! Ele salvou o Socialismo da agressão da besta nazista financiada pelos plutocratas! Ele libertou a Mongólia e a Europa Oriental do jugo hitlerista!
    Dilma é uma oportunista, que defendeu a luta armada quando o PCB já havia avisado que faltavam as condições objetivas para a vitória-tal surto de voluntarismo fortaleceu o regime e custou a vida de jovens inocentes, sacrificados à hipocrisia dos velhos líderes e à ignorância dos novos líderes-, foi do PDT, que apoiou-sabe-se lá em troca de quê- Figueiredo e Collor, e, quando viu que o PDT não tinha futuro, aderiu ao pelego PT.

  2. Tiago says:

    Stalin libertou o mundo do jugo hitlerista! Dilma é uma oportunista que saiu do PDT, que apoiava Figueiredo e Collor, para o PT, que dá apoi a Maluf, Collor (certas coisas nunca mudam, não é) e Sarney! Ela não vai dar conta (Serra também não daria, mas não há nenhum maluco comparando o medíocre Serra com o genial Stalin)!

  3. Alexander4 says:

    Need cheap generic ABANA?…

  4. Bom mensagem. Obrigado por compartilhar.

Leave a Reply

Your email address will not be published.