Na Prática a Teoria é Outra Rotating Header Image

Pesquisas

Quando essa eleição passar, alguém vai escrever um trabalho bacana explicando as diferenças nas pesquisas. É claro que não se pode excluir inteiramente fraude em alguma delas, mas não é o que eu acho.

Eu acho (só acho, não tenho prova) que o Datafolha está pegando melhor o que acontece nas cidades maiores, em São Paulo, e o Vox pegando melhor fenômenos que ocorrem em áreas mais pobres. Cada instituto tem seu viés (provavelmente não proposital), quando os fatos passam em frente do seu foco ele acerta. E todos rezam para que isso aconteça no dia da eleição.

O Vox pegou a subida da Dilma mais cedo que o DF (eventualmente, o DF também pegou a subida, que já tinha sido pega pelos outros), que, por outro lado, pegou melhor o dia da votação, em que Dilma perdeu muitos votos para Marina. Se as amostras tiverem sido ponderadas de alguma forma, ou se os dados usados para escolher os clusters forem antigos, tudo pode fazer diferença. Quem está divergindo agora é o Sensus, que não tenho idéia como pesquisa. Mas acho que também deve ter uma explicação.

Pesquisa é bem complicado, amostragem é um negócio miserável de fazer certo. Cuidado ao comentar.

Be Sociable, Share!

197 Comments on “Pesquisas”

  1. #1 Rabuja
    on Oct 21st, 2010 at 1:28 am

    Eu trabalho com processos estocásticos e acho incrível como as pesquisas conseguem ser tão precisas.

  2. #2 Rafael
    on Oct 21st, 2010 at 1:28 am

    http://eleicoesemdados.blogspot.com/2010/09/pesqu

    O Jairo Nicolau já está ensaiando a crítica metodológica há algum tempo. Difícil os institutos — todos eles — conseguirem se explicar, se entendi bem.

  3. #3 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 1:42 am

    Seria bacana se alguém pudesse comentar, do ponto de vista técnico (sem medos/coincidências), a metodologia do Sensus. Eu (com muita gente) fiquei com um pé atrás com relação a essas pesquisas do Sensus; mas já tive pé atrás com o Vox e, naquela ocasião, acabou se revleando o melhor instituto. Tem variáveis do tipo voto "envergonhado" (Jânio), etc, já reconhecidas, mas tem outras variáveis imprevisíveis, que mudam conforme a ocasião. Um estudo sobre essas variações (post factum, uma vez que ciências sociais são analíticas a posteriori), seria realmente muito instrutivo e esclarecedor.

  4. #4 Rabuja
    on Oct 21st, 2010 at 1:58 am

    Esta é a grande questão: já que elas conseguem ser precisas em geral, porque de vez em quando ocorrem estas diferenças tão significativas?

    Uma questão que não acho legal é que os institutos trabalhem para os partidos ao mesmo tempo que prestam serviços para a mídia, mas não quero dizer com isto que sejam tendenciosas.

    Antes o primeiro turno teve um bate boca no Canal Livre da Band entre um diretor do Vox e um acadêmico (cuja formação específica eu não me recordo) e a discussão sobre as metodologias do Datafolha e do Vox foi pra lá de ácida e tangenciou a ofensa.

  5. #5 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 1:58 am

    Obrigado, Rafael. Mas as peculiaridades do Sensus ficaram de fora; ele divergia tanto dos outros no primeiro turno?

  6. #6 RodrigoSaraceno
    on Oct 21st, 2010 at 2:01 am

    Saiu a capa da próxima Veja:
    http://is.gd/gatcS

  7. #7 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 2:11 am

    Valeu…. !!!!!

  8. #8 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 2:30 am

    A matemática funciona – e é relativamente simples – quando o resto do trabalho já foi feito. A questão é saber o que é relevante (como estratificar, fazer cotas, etc) – em cada situação concreta – e, sobretudo (acho que é o que talvez pese mais), como fazer a abordagem (me lembro vagamente de achar – estudei na Estácio de Sá – que um bom desempenho da Vox, numa certa ocasião, tinha a ver com um pouco mais de sensibilidade à realidade da população – mas talvez eu esteja misturando isso com o fenômeno Jânio). De qualquer forma, identificar os diferenciais de IBOPE/DATAFOLHA e SENSUS (nesse segundo turno, não me lembro dos dados do primeiro) daria uma informação bastante interessante (a juntar ao arquivo Jânio). O mesmo vale para as discrepâncias no primeiro turno (entre os institutos, mas também entre estes e o resultado); sobre isso, aliás (para não me resumir a repetir o que o nobre npto disse), foi notável o IG_tracking: ele errou como os outros, mas, na véspera da eleição, o gráfico oscilou violentamente (cabe lembrar que, num dia, ele registrava apenas um quarto do eleitorado, o que torna bastante significativa a oscilação se a multiplicarmos por quatro – seria uma mudança de última hora, e não erro das pesquisas).

  9. #9 Vladimir
    on Oct 21st, 2010 at 2:33 am

    Realmente a probabilidade das eleições darem um resultado fora da margem de erro das pesquisas não é nada desprezível. Assim seria mesmo que essas pesquisas fossem feitas com amostras perfeitamente aleatórias, o que é obviamente impossível na prática.

  10. #10 RodrigoSaraceno
    on Oct 21st, 2010 at 2:40 am

    Não fui eu não! Saiu no Twitter!

  11. #11 Bárbara
    on Oct 21st, 2010 at 2:44 am

    Celso, divulga meu post aí, talvez eu consigo convencer alguém…
    http://poecinzas.blogspot.com/2010/10/declaracao-

  12. #12 Tweets that mention Pesquisas | Na Prática a Teoria é Outra -- Topsy.com
    on Oct 21st, 2010 at 2:45 am

    [...] This post was mentioned on Twitter by SL da Silva, Diego Calazans. Diego Calazans said: Pesquisas. (@NPTO) http://goo.gl/Iclp [...]

  13. #13 Rafael
    on Oct 21st, 2010 at 2:47 am

    Acho que os números do Sensus não divergiam tanto no 1o. turno, mas a crítica é exatamente essa: se houvesse uma diferença de metodologias cientificamente consistentes entre os institutos, as diferenças entre os resultados também seriam consistentes. Acontece que o método de amostragem por cotas utilizado no Brasil é inconsistente, causando desvios aleatórios — não vai ser surpresa se o próximo Sensus se realinhar com as demais pesquisas.

    Em favor dos institutos, deve-se dizer: a amostragem aleatória, defendida como a mais confiável pelos estatísticos "científicos", é MUITO mais trabalhosa e demorada. Ela exige que seja feito um sorteio entre todos os indivíduos do universo pesquisado (independentemente de sexo, classe etc.) e que sejam entrevistados exatamente os caras sorteados. Se um deles não estiver em casa no dia, tem que voltar no dia seguinte; não pode entrevistar parente nem vizinho no lugar. Se for impossível encontrar o sujeito (viagem ao exterior, por exemplo), não é permitido refazer o sorteio de apenas uma pessoa com o fim de completar a mostra, pois isso mudaria a probabilidade de cada indivíduo da população ser selecionado (o universo nominal seria x, mas o número de casos seria x-1). Os institutos deveriam, neste caso, refazer o sorteio inteiro, o que implica, é claro, perder todas as entrevistas que já tinham sido feitas enquanto tentava-se encontrar o filho da puta que não estava em casa. Não é mole, mas, segundo o Jairo Nicolau (que, pra quem não conhece, tem o selo "Fodão da Ciência Política" tatuado no braço), é assim que é feito nos EUA e na Inglaterra.

  14. #14 Marilda
    on Oct 21st, 2010 at 3:54 am

    É isso, Rafael, exatamente como você explicou. Impossível realizar uma pesquisa com amostragem aleatória para verificar intenção de voto pelas razões que vc expôs. Primeiro, teria que ter um batalhão na rua para fazer as entrevistas; depois tem que ter a supervisão: outra amostra aleatória para verificar se as entrevistas foram de fato realizadas. Impossível realizar esse tipo de pesquisa semanalmente ou mesmo quinzenalmente.
    E temos ainda a questão que as pesquisas são sobre intenção de voto. Mesmo que fossem realizadas com todo esse rigor dito científico, ainda assim existiria a possibilidade de erro. Porque é verificada a intenção (ou seja, não é um dado fixo para um período, por exemplo, um ano), e essa, a intenção, não é um dado fixo pode mudar até o momento da votação. Os institutos pelo que li todos trabalham com cotas, o que muda é a forma de obter os dados.
    Abraço
    Marilda

  15. #15 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 4:11 am

    Resultado Ibope = 20/10 4ª feira

    51% = Dilma (56 %)
    40% = Serra (44 %)
    04% = Indecisos
    05% = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 12 pontos %

    Resultado Ibope = 13/10 (anterior)

    49% = Dilma (53,3 %)
    43% = Serra (46,7 %)
    03% = Indecisos
    05% = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 6,6 pontos %

  16. #16 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 4:23 am

    Resultado CNT/Sensus = 20/10 4ª feira

    46,8% = Dilma (52,8 %)
    41,8% = Serra (47,2 %)
    11,3% = Brancos e Nulos e Indecisos

    Diferença nos válidos: 5,6 pontos %

    Obs: A soma não dá 100%. Falta 0,1%. Culpa dos arredondamentos do Sensus.

  17. #17 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 4:24 am

    Resultado Vox Populi / IG = 19/10 3ª feira

    51% = Dilma (56,6%)
    39% = Serra (43,4%)
    04% = Indecisos
    06% = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 13 pontos %

    Resultado Vox Populi / IG = 12/10 (anterior)

    48% = Dilma (54,5%)
    40% = Serra (45,5%)
    06% = Indecisos
    06% = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 9 pontos %

  18. #18 Radical Livre
    on Oct 21st, 2010 at 4:56 am

    Tinha um sensus da semana passada que se não me engano dava empate técnico (uns cinco de vantagem para a Dilma). peraí…

    achei, tá aqui: http://www.portalct.com.br/n/204f5350acb7002252c4

    era 46.8 a 42.7. divulgada dia 14 de outubro.

  19. #19 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 5:05 am

    Estranhas mudanças no CNT/Sensus

    Comparação CNT/Sensus de 13/10 e 20/10.
    Fonte de parte dos dados: Blog do Noblat

    Norte/Centro Oeste
    Dilma tinha 40,7% passou para 42,1% ( + 1,4 PP )
    Serra tinha 45,7% passou para 52,6% ( + 6,9 PP )
    Ind/Br/Nulo 13,6% passou para 05,3% ( – 8,3 PP )

    Nordeste
    Dilma tinha 60,7% passou para 57,5% ( – 3,2 PP )
    Serra tinha 31,1% passou para 34,8% ( + 3,7 PP )
    Ind/Br/Nulo 08,2% passou para 07,7% ( – 0,5 PP )

    Sudeste
    Dilma tinha 43,3% passou para 44,2% ( + 0,9 PP )
    Serra tinha 44,7% passou para 41,6% ( – 3,1 PP )
    Ind/Br/Nulo 12,0% passou para 14,2% ( + 2,2 PP )

    Sul
    Dilma tinha 36,4% passou para 38,2% ( + 1,4 PP )
    Serra tinha 56,0% passou para 45,1% ( – 10,9 PP )
    Ind/Br/Nulo 07,6% passou para 16,7% ( + 9,1 PP )

    A margem de erro é de 2,2 % para mais ou para menos.

    A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e realizada entre os dias 18 e 19 de outubro em 136 municípios de 24 estados. Foram feitas 2 mil entrevistas.

  20. #20 HP__
    on Oct 21st, 2010 at 5:14 am

    Há de se lembrar também que, pelo menos para Dilma, até o boca de urna (que supostamente é o retrato mais consolidado da votação) do Ibope errou, e por uns 3 pontos percentuais.

  21. #21 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 5:15 am

    Radical, veja mais abaixo as parciais de 13 ou 14 e 20/10
    Peguei os dados no Noblat, fiz umas contas e postei.
    Mudanças MUITO grandes.
    Muito estranhas para um leigo como eu.
    O Noblat até comentou que eles iam atrasar "devido a problemas na aplicação dos questionários" e depois divulgaram meio de afogadilho.

  22. #22 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 5:32 am

    Resultado CNT/Sensus = 13/10 (anterior)

    46,8% = Dilma (52,3 %)
    42,7% = Serra (47,7 %)
    06,6% = Indecisos
    04,0% = Brancos e Nulos

    Na espontânea

    44,5% = Dilma
    40,4% = Serra
    00,3% = Demais Candidatos (Lula)
    10,6% = Indecisos
    04,0% = Brancos e Nulos

  23. #23 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 5:44 am

    Resumo válidos de 19 e 20/10

    Instituto Dilma Serra
    V.Populi = 56,6 x 43,4
    Ibope === 56,0 x 44,0
    Sensus == 52,8 x 47,2

    O Sensus está mais fora da linha.

  24. #24 L.M.
    on Oct 21st, 2010 at 5:59 am

    c.o.b.,

    como assim as ciências sociais são analíticas a posteriori?

  25. #25 henrique k
    on Oct 21st, 2010 at 8:37 am

    Sempre bom mandar o pessoal conspiracionista praquele lugar. Nenhum instituto de pesquisa jogaria a reputacao no lixo tentando influenciar a eleicao…

    e o sensus tá fora de linha mesmo… nao lembro das pesquisas deles no 1o turno

  26. #26 Edu
    on Oct 21st, 2010 at 9:26 am

    Ah pesquisa é bem complicado mesmo… O primeiro turno já mostrou isso, tem que ter muita cara de pau para leva-las a sério agora.

  27. #27 boto_ssa
    on Oct 21st, 2010 at 10:14 am

    "No meio do caminho tinha um durex
    tinha um durex no meio do caminho."

    calma, amigos.
    serão 10 dias de manipulações.
    a globo hj gastou um bloco inteiro com o amaury jr.

  28. #28 Edgar_Ferrer
    on Oct 21st, 2010 at 10:31 am

    Uma solução, que usam em outros países, é um cadastro geral de telefones. Não sei por que não se faz um troço desses aqui, mas, na minha opinião, era a maneira mais simples de pesquisar.

  29. #29 Edgar_Ferrer
    on Oct 21st, 2010 at 10:31 am

    Valeu, Twitter!

  30. #30 guimas
    on Oct 21st, 2010 at 11:32 am

    "BTW, cadê os tróis que pululavam por aqui? Ninguém sabe, ninguem viu?"

    Fica quieto, eles voltam!

  31. #31 boniboni
    on Oct 21st, 2010 at 11:33 am

    tão tudo tirando passaporte antes de venezuelização, mexicanalização, etce tc

  32. #32 Bernardo
    on Oct 21st, 2010 at 11:36 am

    Já ouvi algo sobre a Sensus pesquisar a zona rural, coisa que o Ibope, por exemplo, não faria. Mas não tenho maiores fontes pra confirmar isso.

  33. #33 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 11:42 am

    l.m., foi só uma provocação barata

  34. #34 J_P_Rodrigues
    on Oct 21st, 2010 at 11:58 am

    Du-vi-de-o-dó.

  35. #35 Arthur Braganca
    on Oct 21st, 2010 at 12:07 pm

    Minha intuicao é que zona rural tem mais votos da Dilma que do Serra (porque é mais pobre e menos evangélica). Fosse isso o esperado seria o Sensus dar vantagem maior para a Dilma que o Ibope.

  36. #36 Vladimir
    on Oct 21st, 2010 at 12:30 pm

    Eu acho que a zona rural costuma ser mais conservadora.

  37. #37 Rodrigo Saraceno off
    on Oct 21st, 2010 at 12:50 pm

    Mas apontou a mesma tendência.

    Com o histórico de abstenção do PT, prefiro trabalhar com esse piso aí da Sensus.

  38. #38 Logan
    on Oct 21st, 2010 at 1:07 pm

    Ouvi na rádio uma entrevista com o Demétrio Mangnolli e ele critiva todos os institutos de pesquisa porque todos fazem pesquisa com uma amostragem específica, classes sociais específicas, formação, renda, genêro, tudo de maneira especificada tentando montar um mini-universo de eleitores, segundo ele isso não seria a forma mais apropriada de fazer pesquisa porque deturpa a votação, ele não entrou muito no detalhe sobre de que forma isso deturparia, mas disse que entre outras coisas é mais barato pros institutos fazerem pesquisa dessa forma e com um numero reduzido de entrevistados.
    E que seria melhor se as pesquisas fossem feitas com um número maior e uma amostragem aleatória.
    Criticou também as relações de institutos com partidos, mas especificamente o vox populi com o PT – mas não falou nada do datafolha.
    Seriam essas as causas dos erros nos resultados?
    Preferencias partidarias a parte, eu sempre achei muito pequeno o número de entrevistados mesmo, num universo de mais de 100 milhões de eleitores é difícil acertar entrevistando 2000 e poucos.

    Aliás, ele criticou também a margem de erro dizendo que os 2% são um chute, os institutos não têm um cálculo para isso. Essa entrevista citava um artigo publicado por ele sobre isso, alguem teria o link?

  39. #39 contra os bárbaros
    on Oct 21st, 2010 at 1:26 pm

    Esses dados são curiosos: no norte/nordeste, crescimento expressivo do serra e diminuição dos indecisos; no sul/sudeste, transformação de votos do Serra em indecisos (sem aumento expressivo da Dilma).
    Isto é, se os indecisos do sul maravilha voltarem ao Serra, o resultado seria crescimento do serra.

  40. #40 Daniel Menezes
    on Oct 21st, 2010 at 1:40 pm

    Caro colega,

    Retirando qualquer idéia de pseudo-humildade, acredito oferecer uma boa resposta para o problema. É preciso atentar para a especificidade metodológica entre os institutos. Isto representou diferença no resultado quando foram comparadas as pesquisas de boca de urna e a finalização que veio do voto computado.
    A metodologia do Vox Populi e do Ibope, que é de entrevista por domicílio, tende a valorizar o voto rural, enquanto que o datafolha, que é de ponto de fluxo, capta mais o voto urbano.
    Atente também para as possibilidades de mudança no censo ou nos dados do TSE para se estabelecer as amostras das sondagens.
    Foi por isso, em certo sentido, que o Vox Populi conseguiu captar primeiro o crescimento de Dilma (porque ia a todos os grotões do Brasil e dilma tem um forte voto em pequenas e afastadas cidades), ao passo que o datafolha foi o primeiro a perceber o crescimento de Marina porque sua metodologia permitia apreender mais rapidamente as mudanças de opinião urbanas.
    Não se trata de resultado combinado. A questão é técnica mesmo.

  41. #41 Daniel Menezes
    on Oct 21st, 2010 at 1:45 pm

    Logan,

    o que o Demétrio diz é a mais pura verdade. No Brasil se trabalha com amostra por cotas e só é possível fazer uma representação da margem de erro em amostras aleatórias probabilísticas.
    Isto já é consenso desde a época em que ocorreram alguns erros de pesquisa na década de 1940 em eleições americanas. Nos EUA ninguém mais usa a amostra por cotas por causa disso. A única vantagem da amostra por cota é que ela é mais barata.

  42. #42 Logan
    on Oct 21st, 2010 at 1:49 pm

    Foi a reeleição do Truman, isso foi falado na entrevista também.

  43. #43 @paulobatista
    on Oct 21st, 2010 at 2:41 pm

    Teve uma pesquisa (Sensus, se não me engano) onde 30% dos entrevistados viram o debate na Band. Ora, isso demonstra uma péssima amostragem, considerando que o debate deu só uns 4 pontos de audiência.

  44. #44 Ticão
    on Oct 21st, 2010 at 3:22 pm

    Essa dos 30% que viram o debate foi a mais estranha. Adoraria ver, ao vivo, uma boa explicação. Só não vale pedir para o Maluf explicar.

  45. #45 Edgar_Ferrer
    on Oct 21st, 2010 at 5:31 pm

    A solução brasileira, mais confiável, é criar vários institutos de pesquisa privados e submetê-los ao jugo dos partidos que, como se sabe, acabam cutucando daqui e dali.

  46. #46 marcelo l.
    on Oct 21st, 2010 at 6:33 pm

    Olha, os dados levantados por qualquer institutos são resultados da medição, tudo depende das analises a serem feita. O problema brasileiro é que se discute muitos os dados e fazem pouco a analise ou discute-se as idéias.

    A eleição como está discutindo a hipocrisia, vide o Serra falou que era contra o aborto e muitos anos atrás ele apoiou o fato (triste) da sua esposa fazer nos EUA. Por isso, as pesquisas são tão importantes, por causa da falta do que ter discutir.

  47. #47 boto_ssa
    on Oct 21st, 2010 at 6:42 pm

    me ocorreu uma dúvida (inspirada pelo Cacique Juruna), depois que o Índio da Costa afirmou que o objeto lançado na reluzente careca de Serra tinha uns dois quilos: será que precisarei de um gravador para conversar com um índio?

  48. #48 Marola1
    on Oct 21st, 2010 at 7:30 pm

    "Dilma ganhou."

    Não vale sentar na cadeira antes. ;)

  49. #49 Marola1
    on Oct 21st, 2010 at 7:39 pm

    "Nos EUA ninguém mais usa a amostra por cotas…"

    E usam o que no lugar? Amostras aleatórias probabilísticas? Como funciona isso?

  50. #50 Maurício
    on Oct 21st, 2010 at 8:13 pm

    Esses dados do Sudeste e Sul são realmente estranhos… nas regiões que o Serra teoricamente tem maior popularidade ele perdeu tantos votos assim?

  51. #51 J_P_Rodrigues
    on Oct 21st, 2010 at 8:38 pm

    A ida para o segundo turno turvou a percepção de quase todo mundo. De um lado, os que se entusiasmaram com a subida do Serra. Do outro, os que temeram esse mesmo fato.

    Mas a verdade é que, a despeito do tremor de terra, ele não causou nenhum grande dano, a não ser um aumento do batimento cardíaco das pessoas. Os fatos básicos da eleição foram logo recolocados em seu lugar: popularidade do Lula, vinculação de Dilma com um projeto largamente popular, ausência de discurso da oposição. Junte tudo e aí tens: Dilma presidente.

    É claro que sempre pode ter um segundo tremor, de maior escala. Mas o tempo é curto e, com o aumento da distância, vai ser dificilissíssimo para Serra passar Dilma.

    Como eu disse, é continuar indo à rua. Sabadão eu farei outra vez miha panfletagem aqui no centro de S. João.

  52. #52 vicente
    on Oct 21st, 2010 at 10:03 pm

    Caras, eu não aguento mais ouvir falar de Dilma…Tô pra lá de saturado deste site e adjacências…Como troll, tô pulano fora…Nenhum troll aguenta mais isso aqui não…tem de ter saco do tamanho do Sauron, O Senhor do Escuro para continuar…Nem o Smigal.

  53. #53 Clever Mendes de Oliveira
    on Oct 21st, 2010 at 10:19 pm

    Na Prática a Teoria é Outra,

    Hoje à tarde li a entrevista do Fernando de la Rúa, ex-presidente da Argentina, dada ao jornal Valor Econômico ontem quarta-feira 20/10/2010.

    O título da entrevista é “De la Rúa diz que FMI puniu a Argentina”. Não tenho o link para o Valor Econômico. Há o clipping do Ministério do Planejamento que infelizmente com o tempo se apaga. Fica aqui o link
    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/n
    (E com a tag “b”

    http://clippingmp.planejamento.gov.br/cadastros/noticias/2010/10/20/de-la-rua-diz-que-fmi-puniu-a-argentina

    Para não haver problema quando não se tiver o intensedebate)

    Vale bem que você fizesse um post para a entrevista. Chamo a atenção para a entrevista por causa da resposta de F. de la Rúa para esta questão do Valor Econômico:

    “Como atuou o Brasil?”

    F. de la Rúa deu a seguinte resposta:

    “Queria ter visto mais solidariedade na crise de 2001, quando o FMI atuou contra a Argentina e preservou o Brasil.”

    A questão é por que o Brasil não foi solidário? Porque estava aos frangalhos depois de tantos desacertos de FHC ou porque o governo pensou que podia lucrar (Eleitoralmente) com a crise Argentina? A idéia na segunda hipótese é que se De la Rúa com toda a cultura levou a Argentina aquela situação, imagine a que situação levará o Lula.

    A segunda hipótese é plausível, mas ela parte do princípio que o governo não pensou que a crise poderia virar contra o próprio governo. A desvalorização do Peso fez os produtos brasileiros mesmo após a desvalorização de 1999 (Em parte corrigida pelo juros altíssimos de Armínio Fraga) ficarem mais caros e, portanto, menos competitivos e forçou ainda mais a desvalorização de 2002.

    De todo modo a segunda hipótese tem muita relação com o espírito PSDBista: vale qualquer coisa para ganhar uma eleição e solidariedade só a de mineiro.

    Clever Mendes de Oliveira

    BH, 21/10/2010

  54. #54 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 12:06 am

    pô, valeu vicente. Embora você próprio não tenha contribuído em nada para o debate, não vai deixar saudades em ninguém.

    abs,

  55. #55 Frank_Brand
    on Oct 22nd, 2010 at 12:19 am

    Poxa, q vexame essa do Lula vir a pública desmentir o Serra e dizer q ele simulara o incidente com uma "bolinha de papel".

    Lamentável ninguém bater às costas e dizer: "presidente, fica frio e apenas lamente o incidente e condene a violência".

    Assisto agora à Globo News e vejo o desmonte da tese / vídeo do SBT.

    Depois da bolinha de papel (q houve, mas acho q ele nem percebeu), houve um outro epsódio em q um outro objeto o atinje – não dá pra identificar o q é, no entato, mas não parecia bola de papel.

    Foi após esse segundo incidente q ele pede p/ ser examinado.

    Lula seria mais respeitado pelos 4% se fosse menos boquirroto.

  56. #56 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 12:31 am

    Eu lembro daquela época. A situação econômica do Brasil estava até boa, nunca entendi porque o governo não se interessou em dar algum apoio – qualquer um – à Argentina e preferiu ficar assistindo de camarote à sua derrocada.

    Me dava uma grande angústia saber que bastava um ou dois bilhões para resolver toda a situação, mas daqui não saiu nem um aceno de simpatia. Apenas a postura de "estão vendo o que pode acontecer com o Brasil?".

    É desta época a frase do Armínio "é, a Argentina vai ter que se acostumar a produzir apenas trigo e boi".

  57. #57 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 12:34 am

    essa história da segunda bolinha de papel eu ouvi hoje, realmente. Mas você tem algum link para algum vídeo ou imagem? isso é que eu ainda não vi em lugar nenhum.

  58. #58 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 12:35 am

    E sim, tá na hora do "Ministério do vai-da-merda" [(c) Chico Buarque] entrar em ação. Alguém tem que dizer pro Lula seriamente que tá na hora de maneirar.

  59. #59 Frank_Brand
    on Oct 22nd, 2010 at 12:35 am

    bom, acabei de ver isso no GloboNews.

    eles devem pôr o vídeo na web – imagino…

  60. #60 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 1:04 am

    Onde está o vídeo do segundo objeto?

    O SBT afirma que gravou 25 minutos sem interrupção, até ele ir embora.

    O vídeo que a Folha está mostrando é de baixa qualidade, feita por celular, tem 30 segundos apenas e por coincidência tem um corte em 12 segundos, antes do ataque da bolinha. A imagem muda para uma situação em que algumas pessoas pedem para abrir espaço.

    Olha, até que me provem o contrário, acho que a campanha do Serra se deu mal tentando "armar" alguma coisa mais grave.

  61. #61 HP__
    on Oct 22nd, 2010 at 1:06 am

    Um rolo de fita nem de longe causa traumatismo craniano.

  62. #62 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 1:09 am

    Quem vai saber o que está rolando nos bastidores?

    Pelo discurso dele no evento da Carta Capital e pela postura da Globo uma guerra está declarada.

    Lembro que uma semana antes do primeiro turno li uma notinha em algum site de notícias dizendo que o presidente da Globo havia se reunido com o Lula.

    Lembro também de ter lido algumas semanas atrás algo sobre a concessão da Globo estar dependendo de alguma decisão na Justiça.

    Preciso passar a salvar links de notícias intrigantes (e salvar as telas porque elas costuma sumir dos sites).

  63. #63 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 1:10 am

    PS.: não é só o Lula que está precisando maneirar… os 2 lados estão. Mas acho que agora é tarde demais para os bombeiros entrarem em ação.

  64. #64 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 1:19 am

    E nem está claro que foi isso. A imagem do celular é tão ruim que só se vê uma bola branca. Aliás, quando a Globo mostrou as duas imagens lado a lado (a do SBT, nítida, e a do celular, qaue não dá para fazer câmera lenta com clareza), ficou ainda mais evidente que pode ter sido apenas outra bolota de papel.

  65. #65 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 1:20 am

    Continuam sendo. É da natureza deles e não do durex, se é que durex foi.

  66. #66 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 1:31 am

    Certo, então só seria importante se o Serra caísse morto ali na hora?

  67. #67 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 2:06 am

    Vídeo da Globo. Gravado pelo celular de um repórter da Folha de SP.
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2010/10

    Aos 3:25 é onde a história é contada. Imagens muito ruins.
    Mesmo nesse evento, pelo comportamento do Serra, dá a impressão que foi uma coisa leve. Não existe uma reação imediata a suposta agressão, algo como imediatamente levar a mão até a parte do corpo atingida e machucada.

    O provável é que surjam mais imagens gravadas. Podem até não ser tão próximas a ponto de se perceber o objeto. Mas talvez seja possível identificar o momento e ver qual foi a reação do atingido. Se deu importância ou não para o acontecido.

  68. #68 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 2:28 am

    Sinceramente, se tivesse sido um evento significante, já teriamos uma foto na capa da Folha de São Paulo.

  69. #69 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 2:52 am

    Mas peraí, o Benigni é um comediante. A coisa é séria, pede um ator dramático: Klaus Kinski.

  70. #70 Leonardo
    on Oct 22nd, 2010 at 3:09 am

    Petralha, cade o desmentido da bolinha de papel no caso Serra?

    Bando de pilantras!!!
    http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,…

  71. #71 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:25 am

    Eu assisti um vídeo de 7:05 minutos do JN. O que eles dizem ser o segundo objeto ocorre aos 3:45 minutos. A imagem é ruim. Mas eu tenho uma pergunta: por que a edição do vídeo não deixa a imagem correr para depois mostrar o replay com a mancha escura em volta como aconteceu na bolinha de papel?
    Se passar o vídeo quadro a quadro aparece o quadro congelado de repente com a mancha branca na cabeça do Serra.
    Sei lá.. aquele exagero de colocar logo um perito para comentar acho que é para tentar impedir que alguém pense em fraude… mas o cheiro ão é bom.

  72. #72 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 3:32 am

    Me ajude nas contas.
    Achava eu que num universo de 100 só 4 teriam assistido.
    Usando sua base de 5 a 7 minutos podemos dizer em média 6 minutos, só para facilitar os cálculos..
    O debate durou, mais ou menos, 2 horas ou 120 minutos.
    Eu estava errado considerando 1 pessoa pelos 120 minutos. Considerando sua média, seriam 20 pessoas pelos 120 minutos. Ou seja, 20 vezes mais do que o que eu, erradamente, presumi.
    Se a audiência foi de 4 a cada 100 devemos multiplicar por 20, chegando a 80 a cada 100.
    Logo, concluímos que foram 80%.
    Pergunta: por que só deu 30% ?
    Acho melhor eu ir tomar um café.

  73. #73 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 3:36 am

    É que precisa ser careca. E o Klaus não vai topar cortar a cabeleira. O Roberto já é ao natural. Dará mais veracidade ao personagem.

  74. #74 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:39 am

    Deu agora no SBT que sai na Folha mais tarde: Datafolha diz Dilma 56 x 44 Serra

    Outra agressão ao Serra…. ihihihihihihi

    Estou curioso se ele vai dizer sobre o Datafolha o mesmo que falou do Vox.
    No caso do Ibope ele já foi macio. Imagino que agora vai falar fininho…

  75. #75 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 3:44 am

    Essa é a imagem com a primeira bola e a segunda 'coisa' : http://tinyurl.com/2fwbny5

    E essa é a imagem de Júpiter: http://tinyurl.com/26fcnfg

    Amanhã na Veja: Serra é atingido por Júpiter.

  76. #76 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 3:44 am

    Leonardo, eu já tinha postado o link. Veja mais acima.
    É o mesmo só que no blog do Noblat.

    E já fizemos algumas considerações que talvez você não tenha lido ou visto. Pelo menos o link que eu postei você não viu.

    Seria bom, interessante, que postassem o arquivo original, sem ter passado por ilha de edição de ninguém. Sem slow, sem wipe, sem freeze, sem nenhum efeito. Ajudaria mais a nossa avaliação.

    Inclusive para avaliar se o Molina, famoso expert, não está vendo chifre em cabeça de cavalo.

  77. #77 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:45 am

    "O debate Folha/RedeTV!, realizado domingo passado, foi visto inteiro ou em parte por 25% dos eleitores. "

    É isto que o Datafolha acabou de afirmar.

  78. #78 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 3:51 am

    Já até twittei isso:

    Confirmado: objeto que atingiu Serra (http://tinyurl.com/2fwbny5) é semelhante ao planeta Júpiter (http://tinyurl.com/26fcnfg). #SerraRojas

  79. #79 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:57 am

    Aquela mancha branca no ombro do Serra na imagem 2 me deixava intrigado. Não fazia sentido.
    Agora sei que foi reflexo de Jupiter.
    Obrigado.

    ihihihihi…

  80. #80 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 3:59 am

    Já está na primeira página da Folha e do Globo onlines. e na uol também.

    Rapaz, então esta sujeira toda, esta merda toda que estamos vivendo, esta exploração dos piores sentimentos da população – ódio, disputas religiosas, gente apanhando, gente morrendo -, toda esta encenação da campanha não vai servir para nada?? não mudou nada ou quase nada, ou piorou a situação da oposição?

    puta merda, não quero nem imaginar o que ainda vem por aí. Basta ver a indignação do senhor Leonardo, na thread acima, por não estarmos dando a devida importância a uma possível e hipotética segunda bolinha de papel atingindo o SerraRojas.

    Faltam nove dias, e a cada dia o desespero cresce e o nível desce.

  81. #81 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 4:04 am

    Mas nem que a vaca tussa 25% dos eleitores, de todo o Brasil, deram uma olhada no debate.

  82. #82 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 4:06 am

    E com tudo isto, nem ficou grave a prisão do caminhão no Sul comprando votos para o Serra (notícia no jornal gaúcho Correio do Povo). Nada é grave mais. Vale tudo.

    Eu já parei de assistir jornal na TV. Só assisti o do SBT agora para saber o que ele ia dizer da Globo.

    Agora preciso me afastar os sites de notícias até as eleições. E talvez dos blogs.

    Nem quero imaginar o que vai rolar na semana que vem. No Acre já teve assassinato.

  83. #83 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 4:16 am

    Não, não.

    Na verdade, existem algumas camadas nessa discussão:

    1 – Se é certo que Serra foi atingido por algo capaz de causar lesão: 2 – se foi, esse objeto foi jogado por quem? 3 – Se foi jogado por um matamosquito, isso é algo a se colocar na conta do PT? 4 – se foi um militante do PT, isso é algo a ser colocado na conta do PT enquanto partido? 5 – quebra pau em campanha eleitoral é ato excepcional a ponto de justificar acusações de quebra das instituições democráticas, como faz José Serra e Cia?

    Estamos no primeiro "se" até o momento.

  84. #84 HP__
    on Oct 22nd, 2010 at 5:03 am

    Não, claro que jogar a parada foi errado. Mas a possibilidade de ele ter sido atingido por um rolo de durex não justifica toda aquela encenação de dizer que o objeto tinha meio quilo, que ficou tonto, cancelar os compromissos e correr pra fazer tomografia. Indiscutível que ele tentou armar um circo pra se fazer de vítima, como se tivessem arrancado a cabeça dele.

    Você viu o vídeo da folha sem a edição da globo? Realmente parece que há um objeto, mas ele nem se mexe e continua andando nos segundos seguintes. http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/

  85. #85 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 5:27 am

    O pior foi a hipocrisia em dizer que tinha que repousar por 24 horas.

    Li lá no Terra:
    "Ao chegar ao evento, Serra se desculpou pelo atraso de cerca de duas horas. Disse que gravou até tarde da noite desta quarta para o horário eleitoral gratuito e que nesta manhã precisou refazer algumas imagens. " http://noticias.terra.com.br/eleicoes/2010/notici

    O cara já mente compulsivamente e nem tem vergonha mais.

  86. #86 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 5:40 am

    O que eu gostaria de ver é uma cópia do arquivo de vídeo original, e não esse convertido para .FLV
    Cópia na mesma resolução, no mesmo frame rate, no mesmo padrão de arquivo. Um simples link para que se possa baixar o arquivo e assistir na condição original.

  87. #87 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 5:41 am

    Eu só vejo o reflexo do sol na careca dele… e aquela círculo branco que aparece no vídeo da Globo não está aqui.

    Olha, pra mim se episódio foi um bumerangue que ele jogou pra tentar "armar" e voltou nele… eles não podem voltar atrás agora e vão inventar coisas até o final.

    Queria ver a PF investigando os vídeos originais.

    Curioso foi colocarem logo um perito no JN. Pra mim foi um reconhecimento da merda que foi feita e que não dava pra voltar atrás, então só restava tentar arranjar respaldo a todo custo.

    Imaginem o que vai acontecer na semana que vem.

  88. #88 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 6:12 am

    Resultado DataFolha = 21/10 5ª feira

    50,0 % = Dilma (56 %)
    40,0 % = Serra (44 %)
    06,0 % = Indecisos
    04,0 % = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 12 pontos %

    ==========================================

    Resumo da Semana

    Dilma _x_ Serra = Difer = Data _ Instituto

    56,6%_x_43,4% = 13,2 = 19/10 _ Vox Populi

    56,0%_x_44,0% = 12,0 = 20/10 _ Ibope

    52,8%_x_47,2% = 05,6 = 20/10 _ Sensus

    56,0%_x_44,0% = 12,0 = 21/10 _ DataFolha

  89. #89 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 6:30 am

    Não sei se caso ou compro uma bicicleta

    Lá no site da Folha ponto com vi um infográfico.

    Consta que:
    5% que votaram na Dilma mudaram de idéia e vão votar no Serra.
    4% que votaram no Serra mudaram de idéia e vão votar na Dilma.

    Meus amigos, vamos combinar, será que não dava para vocês se decidirem por alguém e ficarem assim até o fim?

    Não há pesquisador que aguente.

    Daqui a pouco vocês vão querer votar no Janio, no Collor, no Castelo Branco, No JK, no Getulio, sei lá.

    Assim não vai dá não. Vê se para com isso.

  90. #90 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 8:17 am

    Resultado DataTempo / CP2 (MG) = 20/10

    51,22 % = Dilma (57,17 %)
    38,37 % = Serra (42,83 %)
    06,16 % = Indecisos
    04,25 % = Brancos e Nulos

    Diferença nos válidos: 14,34 pontos %

    IMPORTANTE: Esse jornal O Tempo é de Minas Gerais. A pesquisa é restrita somente a Minas Gerais. Terra de Aecim. Por isso o meu interesse.
    . http://www.otempo.com.br/noticias/eleicoes2010/ul

  91. #91 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 10:22 am

    Cara, meu engulho matinal com O Globo hoje até foi divertido.

    Letras Garrafais "Imagens desmentem 'indignação' de Lula" junto à foto da @BolinhadePapel e uma segunda foto dele com a mão na cabeça se protejendo (que, pelo que me lembro do vídeo do SBT, é o momento em que ele recebe o telefone e começa a fazer fita).

    Ou seja, nem para a primeira página do globo eles conseguiram um frame qualquer que apresentasse um segundo objeto atingindo o serra. Se eles tivessem alguma frame parecida com isso, vocês acham que eles não iam botar?

    FAKE! FAKE!

  92. #92 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 10:24 am

    Ah, e o balão que atingiu o carro da Dilma? Foto no meio da Dobra e pequena Legenda abaixo da dobra.

    Na parte de baixo da primeira página, a forçação de barra da história do dossiê do Amaury Jr.

    rapaz, este jornal me dá nojo. Quando é que alguém vai criar coragem e criar um jornal de verdade neste país?

  93. #93 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 10:25 am

    Veja meu comentário anterior. O Globo também não conseguiu uma imagem do segundo objeto.

    É Fake, pode ter certeza.

  94. #94 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 10:26 am

    fora o fato de que, como eu, muitos viram o debate do começo ao fim. eu fui parte dos 4% o tempo todo.

  95. #95 boto_ssa
    on Oct 22nd, 2010 at 10:53 am

    rs. é a teoria da bola mágica, de josé kennedy.

  96. #96 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 10:58 am

    Quando eu era moleque, estávamos jogando futebol no colégio, e um dos meus colegas levou uma cabeçada de outro durante uma dividida. Nenhum dos dois esboçou muita reação além de dizer "Caralho" e passar a mão na cabeça. Algum tempo depois um dos moleques começou a passar mal e foi levado pro hospital. Voltou 2 semanas depois, com uns 60 pontos na cabeça. Precisou fazer uma cirurgia por que no impacto – que foi no lado da cabeça dele, perto da orelha – alguma grande merda aconteceu.

    E nesse caso estamos falando de um senhor de 68 anos (conhecido como hipocondríaco). Isto dito, pode ter sido tudo encenação sim. Mas ao menos é verossímil.

    De qualquer maneira, Rodrigo Saraceno, de fato não podemos atribuir o evento ao PT. No máximo dá pra ficar desconfiado, já que é meio improvável que um militante do PSDB fizesse isso.

    O que dá pra atribuir ao PT é a fala boçal do nosso presidente. Sei que pra quem é torcedor é difícil ver as coisas com clareza. Mas o que ele disse já é tosco pra uma pessoa qualquer. Pra alguém no cargo dele então nem se fala…

  97. #97 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 11:22 am

    Não renova a assinatura. A Folha ou o Estadão ainda possuem bons cadernos culturais e colunistas. O Globo é um pastiche do que já sai na TV.

  98. #98 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 11:27 am

    Isso. Mas se quiserem alguém com cabelo que somente precise de um corte, pode ser esse aqui: http://www.imdb.com/media/rm2375914496/nm0256237

  99. #99 Maurício
    on Oct 22nd, 2010 at 11:29 am

    Reinaldo Azevedo, é você?

  100. #100 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 11:29 am

    Não, Rabuja, isso é didático. Tem que assistir.

  101. #101 J_P_Rodrigues
    on Oct 22nd, 2010 at 11:32 am

    Ninguém viu Aécio mexer um graveto pelo Sejas. Não fez carreata, comício, pouco apareceu no programa de TV. Como disse o São Joanense que nunca mais pisou por aqui, Otto Lara Resende: "Abraço e punhalada a gente só dá em quem está perto".

  102. #102 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 12:11 pm

    Todo mundo sabe que havia um segundo atirador de bolinhas de papel. Lee Harvey Oswald era só uma distração.

  103. #103 Tiago
    on Oct 22nd, 2010 at 12:16 pm

    "… aquele exagero de colocar logo um perito para comentar acho que é para tentar impedir que alguém pense em fraude… mas o cheiro ão é bom."
    Você queria que chamassem quem para comentar? A idiota que queria que Dilma esmagasse Serra apresentando como conquista social os mais altos juros do Universo? A Globo e Dilma têm muitos defeitos, mas não são tão imbecis! O perito pode estar certo ou errado, pode estar dizendo a verdade ou mentindo, pode até ter sido escoilhido a dedo para dizer o que disse, pode ate ter recebido um roteiro para seguir. Que se discuta o assunto e que sejam chamados outros peritos, mas, não, não é estranho chamar um perito para analisar um vídeo!

  104. #104 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 1:13 pm

    Seus amigos eram carecas? Digo isso porque Serra é. Um hematoma é algo facilmente perceptível em um careca, mas não em uma criança cabeluda.

    E duas cabeças colidindo pesam mais que um rolo de fita crepe, admitindo-se que realmente teria havido um.

  105. #105 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 1:14 pm

    Se o Otto Lara Resende aparecer aí em São João del Rei, foge que é assombração.

  106. #106 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 1:17 pm

    Pois é, mas tem a questão regional. Estadão mal sabe que o Rio de Janeiro existe, Folha de vez em quando publica alguma coisa – em geral, relacionada à violência ou verão, praia essas coisas.

    saudades do Caderno B.

  107. #107 Logan
    on Oct 22nd, 2010 at 1:51 pm

    Eu não sei como funciona mas são amostras aleatórias, vai ver pegam qualquer número na lista telefônica e saem ligando hehehe.

  108. #108 Logan
    on Oct 22nd, 2010 at 1:53 pm

    Acho que não é esse o calculo correto pra chegar a um possível total de pessoas que asistiram ao menos alguns minutos do debate, alguem que sabe estatística poderia ajudar aqui, mas a própria média do Ibope já é uma aproximação, porque só leva em conta os televisores de São Paulo.

  109. #109 Logan
    on Oct 22nd, 2010 at 1:55 pm

    troll01: – Eu desisto senhor!

    Celso: – Nunca serão!

  110. #110 Logan
    on Oct 22nd, 2010 at 1:58 pm

    Acho que a tendência é iporar, pra mim serra e lula adotaram uma postura ainda maisa radical nesse segundo turno.

  111. #111 Logan
    on Oct 22nd, 2010 at 1:59 pm

    O "perito" disse que era um rolo de durex e em seguida disse que um objeto pesado desses poderia causar até traumatismo, quer dizer que o cara é perito não só em áudio e vídeo mas é médico também né? E desde quando um rolo de durex causa hematoma?

  112. #112 eduardo matias
    on Oct 22nd, 2010 at 2:42 pm

    Acho que além do estudo das pesquisas, as quais em algum momento lembram as velhas previsões do tempo, cabe e será certamente, um dos pontos da ordem do dia o papel da midia. Globo, Estadão (o único que foi honesto), folha, Veja, mostram que por conta das suas preferências deixam o direito e a liberdade de informar para querer mostrar o que é de seu interesse. Caberá sim pensar no Conselho de Midia, onde seriedade e compromisso com a informação serão molas mestras.

  113. #113 Marola1
    on Oct 22nd, 2010 at 2:50 pm

    Está claro só para pessoas com a imaginação pra lá de fértil como parece ser o seu caso.

  114. #114 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 2:54 pm

    O que fez a cirurgia ficou careca.. pelo menos no lado da cabeça onde operaram. E nenhum deles ficou com hematoma na hora.

    Não sei qual foi a força do impacto, mas na época a professora conseguiu assustar a escola inteira dizendo que deveríamos tomar cuidado por que esse tipo de coisa pode acontecer com qualquer tapinha no lugar certo.

  115. #115 Tiago
    on Oct 22nd, 2010 at 3:01 pm

    Ah, o problema não é o "exagero de colocar logo um perito para comentar", como diz a fundadora do fã-clube de Henrique Meirelles. O problema é o "perito" discordar do "presidente" de "esquerda que se aliou à ARENA sem aspas. Ah, se fosse um PeriTo!

  116. #116 Marola1
    on Oct 22nd, 2010 at 3:01 pm

    Vcs estão fazendo tempestade em copo d´água. Para um rolo de fita adesiva provocar concussão cerebral só se tivesse sido lançada com uma velocidade de hmmm … uma bala de prata. Serra pagou um tremendo mico com essa estória de ir fazer tomografia e nada do que seus simpatizantes disserem vai alterar isso.

  117. #117 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 3:10 pm

    Sinceramente, não dá! O Intense Debate está engolindo-não é submetendo a moderação, é engolindo mesmo- quinze em cada vinte comentários que eu tento fazer. Às vezes, só reescrevendo e mutilando o comentário dá para fazê-lo passar. Aparentemente, o Clever e o Tiago têm o mesmo problema, não sei se mais alguém tem. Esse é o único blog, site, etc em que eu tenho dificuldades para comentar. Eu sei que isso já foi discutido antes e que, além do NPTO, a maioria dos comentaristas preferiu a caixa de comentários como está, mas perguntar não ofende: não existe uma opção menos desgraçada que o Intense Debate? Eu entendo que é um blog amador (com conteúdo apra lá de professional, aliás), ou seja, sem fins lucrativos e sem gerar renda, mas, realmente, o Intense Debate é a única opção?

  118. #118 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:11 pm

    Cansei da bolinha de papel.
    O que eu tinha feito ontem, que foi exibir o vídeo quadro-a-quadro, e tinha achado muito estranho não o "tal objeto" só aparecer num quadro sem que aparecesse se aproximando num quadro anterior foi mostrado hoje por um professor de Jornalismo Gráfico. http://www.blogcidadania.com.br/2010/10/fita-magi
    Vamos ver qual será a próxima armação.

  119. #119 Marola1
    on Oct 22nd, 2010 at 3:12 pm

    À caráter como Nosferatu

  120. #120 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 3:20 pm

    Caraca… preciso comprar outro teclado.. o meu criou vida própria… ihihihih…

    Reescrevendo tudo…

    Ontem exibi o vídeo quadro-a-quadro e achei muito estranho o "tal objeto" só aparecer num quadro sem que aparecesse se aproximando num quadro anterior. Hoje foi explicado por quem entende do assunto, um professor de Jornalismo Gráfico. Mais uma armação. http://www.blogcidadania.com.br/2010/10/fita-magi

    Alguém, por favor, faça sumir esta minha mensagem anterior… ihihihihihii…

  121. #121 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 3:35 pm

    Ia te recomendar esse site:
    http://www.tuasaude.com/tarumatismo-craniano/

    Mas pelo visto você já tem suas verdades definidas… E não, não sou simpatizante do Serra.

  122. #122 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 3:36 pm

    Olha, quem sou eu para dizer se seus colegas ficaram ou não com hematomas, e quem sou eu para questionar a sua diligência em, na tenra idade procurar no couro cabeludo de seus colegas por hematomas ocultos.

    Mas é complicado, muito complicado, um impacto na cabeça causar dano cerebral e não causar um hematoma. Muito. É uma questão física: para chegar no cérebro, a força tem de ser transmitida pela cabeça a partir de algum ponto.

    E Serra não tirou uma mísera foto de seu hematoma.

    Mas não vacilou em comparar o PT a tropas fascistas e nazistas.

  123. #123 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 3:37 pm

    Diga-se de passagem, assisti agora a pouco o programa eleitoral do PT, e as boçalidades que falaram lá é mais uma coisa que dá pra botar na conta do PT.

  124. #124 Vladimir
    on Oct 22nd, 2010 at 3:53 pm

    Esse Conselho de Midia não me parece ser uma boa idéia. No fim, poucas pessoas iriam controlá-lo. É só o governo aumentar o número de concessões para rádio e televisão. Se houver concorrência as pessoas poderão se informar, se elas assim quiserem.

  125. #125 Marola1
    on Oct 22nd, 2010 at 3:55 pm

    Bem, falo do alto (literalmente) dos meus 1,95 m de altura e incontáveis porradas na cabeça que já levei por causa disso. O crânio de uma criança não tem o mesmo grau de dureza encontrada no de um burro velho como o Serra. Arrumem outra desculpa para êle posar de vítima, essa definitivamente não cola.

  126. #126 Vladimir
    on Oct 22nd, 2010 at 3:56 pm

    Rabuja, cuidado com esse tipo de pedido, rapaz! Você não sabe o que acontece na Internet com que apaga seus post e/ou comentários?! ;-)

  127. #127 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 4:10 pm

    Agora dá pra avaliar melhor. E está difícil de identificar. O importante é assistir o vídeo em seu formato original de arquivo.

    Ter uma cópia do arquivo original, sem transcodificação, sem compressão, sem ter passado por ilha de edição.

    Muita gente do ramo vai se divertir tentando melhorar a imagem, estabilizando o movimento fazendo um tracking, acertando contraste, luminância, crominância, enfim, tratando a imagem para a melhor visualização possível.

    Solta o vídeo original na rede e logo mais teremos os resultados.

    Mas acho que não vai ser fácil.

  128. #128 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 4:27 pm

    A Folha não vai liberar esse vídeo nunca.

    Não a Folha, que assumiu aquela ficha da Dilma feita em computador como sendo uma cópia de uma ficha real.

    Como se não existisse um funcionário qualquer lá da Folha, estagiário que opera Photoshop, menino em começo de carreira, que de cara sem pestanejar avisaria o editor chefe de que a ficha era falsa, ou fake, como preferem os meninos da CG.

    Esse povo, das salas de editor chefe, acham que o resto do mundo tem o mesmo nível de ignorância deles em todas as matérias. Só por isso imaginam ser possível enganar todo mundo.

    Pelos antecedentes de desonestidade fica difícil acreditar em qualquer coisa que digam.

  129. #129 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 4:43 pm

    Daniel, tarumatismo foi engraçado. Talvez traumatismo fosse melhor. Acho que vou lá avisar para corrigirem.
    Tarumatismo Craniano parece Quiromancia Cerebral.
    Já não tenho mais amigos de tanto não perder a piada.

  130. #130 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 4:55 pm

    Então: sua interpretação fica no terreno da opinião.

    A história do atentado a Serra já é tentativa de criar um fato e atribuir responsabilidades.

    São esferas diferentes.

  131. #131 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 4:56 pm

    Eu gosto, moacir. É legal estas discussões destacadas com perguntas e respostas entremeadas em ramos.

    Só para saber, vamos às perguntas de praxe: que navegador você usa? em que sistema operacional? Aqui no trabalho, usando firefox no Ubuntu ou em casa, usando Internet Explorer no Windows, uso o intense debates sem problemas. Será que é algo do tipo antivírus, anti-script, anti-spam etc etc instalado em sua máquina?

  132. #132 Luiz
    on Oct 22nd, 2010 at 5:42 pm

    Essa aqui eu li bem acolá:

    "Ontem a Globo provou que o Serra na verdade foi atingido por um pixel!"

  133. #133 joao carlos
    on Oct 22nd, 2010 at 5:52 pm

    Véi, o problema é que se foi armado ou não, não está provado — e há razões, claro, para achar que não foi. O Lula mandou mal, sim, em se manifestar quase que no átimo assim e dizendo o que disse, i.e. assumindo uma armação sinistrona com médico colega de governo do Serra e tal. Ele poderia contestar a versão do Serra, trazer uma dúvida, mas era isso e só — bastaria ser enfático, sei lá, não peidar na farofa — e dizer que gostaria de que o episódio fosse melhor investigado, algo assim.

  134. #134 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 5:54 pm

    Não é questão de opinião. Disseram com todas as letras que ele foi "atingido por uma bolinha de papel e nada mais".

    Isso com um vídeo (ruim, mas um vídeo), um perito e várias testemunhas apontando que não.

    Mas, como disse antes, falar pra torcedor é difícil…

  135. #135 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 5:55 pm

    O sistema operacional é o Windows, sou estúpido demais para aprender a usar qualquer outro. Uso Firefox, e agora me ocorre que eu não uso o Explorer, aqui, por ele se recusar a abrir a página do NPTO. Pode ser que os dois problemas estejam relacionados e eu seja mesmo uma vítima de um problema de algum "anti-alguma coisa" instalado no computador, mas, ressalto que o blog do NPTO é a única página que me causa esses problemas.
    Obrigado pela atenciosa resposta. Já vi que eu sou a única pessoa que não suporta os ramos do Intense Debate; que seja, o jeito é me conformar: Se é para o bem de todos e felicidade geral da Nação…

  136. #136 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 6:03 pm

    Bom, relatei aqui o que eu vi, e o que me falaram depois sobre o que eu vi. Quem falou que não houve hematoma foram os professores, e por isso repassaram a recomendação do médico do moleque pra que a gente tivesse cuidado com qualquer batida na cabeça.

    Não sou médico nem físico pra avaliar qual a força necessária pra afetar o cérebro.

    Você é? Por que daí saímos do achismo ou das minhas impressões infantis pra uma coisa mais palpável.

  137. #137 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 6:11 pm

    Moacir, fui abrir o meu IE8 só pra ver se o NPTO funciona. Tudo bem e funcionando.
    Uso Win7-64 , Firefox 3.6.11 , 4 de RAM e 512 de vídeo. E tudo roda muito bem.

    E você? Dê um pouco mais de detalhes. É o Win XP ou o Vista ou o Win7? Quanto de RAM? E de memória de vídeo? Seu Firefox está muito cheio de Plug Ins? Tente desligar alguns. Como AdBlock por exemplo. Só temporariamente.

  138. #138 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 6:26 pm

    Mais uma boa análise técnica do vídeo.
    http://www.youtube.com/watch?v=VSQD2sRNBUc

    E a Folha, quando vais disponibilizar (argh) o arquivo original do vídeo?

    Folha? Cadê o vídeo original ?

  139. #139 Frank_Brand
    on Oct 22nd, 2010 at 6:28 pm

    "o problema é que se foi armado ou não, não está provado — e há razões, claro, para achar que não foi."

    Exatamente.

    Como é q o pessoal aqui nos comments pode achar natural o Lula afirmar categoricamente q foi um embuste, e ainda fazer chacota do candidato da oposição, ao compará-lo com o goleiro uruguaio.

    Um dilimista equilibrado e razoável, como alguns q aqui frequentam, não pode achar isso normal.

  140. #140 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 6:37 pm

    Ahahahahahahahaha… ótima.

  141. #141 Reinaldo
    on Oct 22nd, 2010 at 6:40 pm

    Alerta a militância, não podemos entrar nas provocações da turma do Serra, deixa o Serra fazer suas caminhadas em paz, eles querem um motivo ,talvez até um cadáver, não esqueçamos que o PIG está com ele.
    Abraços
    Até a Vitória
    Reinaldo

  142. #142 Rabuja
    on Oct 22nd, 2010 at 6:43 pm

    Mas o número de concessões aumenta há muito tempo. O problema é que sempre os mesmos ficam com as concessões. Quando não são os mesmos, são ligados a políticos, o que não faz diferença alguma.

    Talvez o processo de concessão precise ser de outra forma.

    Este é um longo debate.

    Eu sinceramente gostaria de saber como é que funciona o conselho em países democráticos.

    Se não estou enganado, a publicidade tem um tipo de conselho. Ou não? Se tem, ele é controlado como?

  143. #143 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 7:08 pm

    Windows XP, 2 de RAM, 384 de vídeo. O que é um pouco defasado, creio, mas em tese deveria ser mais que o suficiente para acessar o NPTO (não tenho problema com nenhum outro site), certo?
    Quanto aos plugins do Firefox, para ser honesto, eu não tenho ideia: sou completamente ignorante em matéria de computadores. Aliás, colocando em perspectiva, eu admito que essa ignorância- e a minha implicância com as abas e o fato de só ter problemas para comentar aqui- pode ter me levado a ser injusto com o Intense Debate: vai ver que o problema é mesmo do meu computador. Obrigado pela atenção.

  144. #144 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 7:30 pm

    Anda como um embuste, voa como um embuste, pia como um embuste, mas ainda não temos certeza de que é um embuste.

    O que faz a nossa imprensa para esclarecer o assunto?

    Pega um vídeo gravado pelo celular do jornalista da Folha, digitaliza numa ilha de edição, altera a velocidade, sobrepõe setas e círculos, escurece o entorno para destacar o que ela imagina ser importante, e serve esse prato pronto como sendo a verdade absoluta e divina. Como a patuléia reclamou, foi pedir socorro para um perito.

    O que seria o mais honesto? Publicar a prova do crime. Como é vídeo, deveria colocar um link no site para que qualquer um pudesse assistir o vídeo original, sem conversão para .FLV , sem cortes, toda a seqüencia de vídeo. E de quebra, informar qual é a marca e o modelo do celular que gravou o crime.

    Não é o que fazem normalmente com documentos de dossie? O Estadão não acabou de colocar a cópia do depoimento completo do jornalista, para qualquer pessoa poder ler TODO o original?

    Para descobrir precisamos de todas as imagens do evento.
    Os arquivos originais.
    Com o que exibiram já existem inúmeras contestações.
    Imagine com o original, que terá melhor qualidade.

  145. #145 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 7:31 pm

    o Vídeo não mostra nada: não sei se você viu a internet hoje mas está cheio de peritos dizendo que aquilo foi trucagem – ou defeito da tecnologia de filmagem e gravação.

    O perito não tem a menor credibilidade – nunca teve. É chamado sempre que a imprensa precisa de um parecer encomendado.

    Ou seja, você pode acreditar no que quiser, mas não venha taxar quem não concorda com você de apenas ter outra opinião.

  146. #146 Vladimir
    on Oct 22nd, 2010 at 7:35 pm

    Rabuja, concordo que ainda existem mais problemas além da questão da concessão. Ter uma rede de televisão de alcance nacional é extremamente caro. Muito pouca gente no Brasil tem dinheiro para isso. Existe a opção da Internet que é relativamente barato para a classe média em geral expressar as suas opiniões, mas ainda é caro para os mais pobres (grande maioria da população) ter acesso a essas opiniões distintas da grande mídia.

  147. #147 Frank_Brand
    on Oct 22nd, 2010 at 7:43 pm

    meu Deus, então a presunção é de q seja um embuste, até q se prove o contrário?

  148. #148 Alex
    on Oct 22nd, 2010 at 7:43 pm

    Bom, vc tb ta tentando vender a idéia que fazer uma tomografia depois de tomar um rolo de fita crepe na cabeça não é exagero.

    A torcida que acha isso exagero é provavelmente maior que as torcidas do Serra e da Dilma juntas.

  149. #149 frank
    on Oct 22nd, 2010 at 7:44 pm

    Depois de ver algumas decupagens nas imagens que estão surgindo pelos blogs, acho que tem um monte de gente que vai ter que pedir desculpas para o Lula. Mais uma vez. No episódio da marolinha não ví ninguém se desculpar, depois quase jantarem o homem.

  150. #150 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 7:52 pm

    Ah bom, se foi tudo uma conspiração da mídia tudo bem. Aí é fácil.

  151. #151 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 7:53 pm

    O seu hardware atende perfeitamente as necessidades.
    Tente as seguintes medidas:

    1- Desinstale todos os programas desnecessário, aqueles que só foram instalados por curiosidade mas quase nunca são usados por você.

    2- Em seguida rode um programa para limpeza de registro. RegClean ou MV RegClean ou similar. São gratuitos.

    3- Instale a versão mais recente do Firefox. Melhor seria salvar seus favoritos e senhas, desinstalar a versão atual do Firefox, instalar a versão mais recente e importar seus favoritos e senhas.

    PS: Antes de tudo sirva-se de uma boa dose de vodka com gelo. Ou outra bebida que prefira.

  152. #152 Daniel
    on Oct 22nd, 2010 at 7:54 pm

    Poizé, eu chamaria um cara assim de hipocondríaco.

    De qualquer forma, o que a torcida acha é irrelevante. Algum médico já se pronunciou a respeito?

  153. #153 Alex
    on Oct 22nd, 2010 at 8:13 pm

    Na reportagem do SBT (aquela mesma), tem o médico falando:

    "ferimento na região psicoparietal" (escrevi certo?)
    reporter: "superficial?"
    médico: "superficial, sim, sem nenhum ferimento local, mas que ocasionou a tonteira, nauseas…"
    http://www.youtube.com/watch?v=rJ-MsPSYAwM

    na real, eu faço parte da torcida q acha q foi uma baita frescura do Serra. Nessa eleição, no nível que tá, tá mais fácil acreditar nisso.

  154. #154 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 8:22 pm

    Não sou médico ou físico. Mas fiz o ensino fundamental e médio.

    Você discorda que um objeto, para transferir energia cinética a outro, precisa fazer contato?

    Essa é uma questão que eu, devida a minha formação de 1º e 2º graus, me sinto habilitado a tratar.

  155. #155 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 8:49 pm

    Ticão,
    Muito obrigado pelas sugestões, tentarei pô-las em prática.

  156. #156 RodrigoSaraceno
    on Oct 22nd, 2010 at 8:51 pm

    Tou me virando bem aqui com o Google Chrome. Pode ser uma tentativa.

  157. #157 frank
    on Oct 22nd, 2010 at 8:52 pm

    Chará Brand
    Será que isso é suficiente?
    http://www.youtube.com/watch?v=CwcIELvBCXA&fe

    e depois leia também isso:
    http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/o-

  158. #158 Alex
    on Oct 22nd, 2010 at 9:48 pm

    Vi o video da globo. Na boa, é fake.

    O cara toma uma bobinada ou fita crepe na cabeça que "machucam" a ponto de ter nauseas e tonturas e o Serra nem esboça reação?

    Fake pacas.

  159. #159 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 10:10 pm

    Não estamos presumindo. Estamos suspeitando de que é um embuste pelo histórico de quem está tentando provar o contrário.

    Certamente você não está querendo aplicar ao caso a chamada "presunção de inocência", que nem existe na nossa constituição. Pode procurar. O mais próximo que você vai encontrar é "Inocêncio Oliveira". Nem existe na CF88 a palavra "inocente".

    Transcrevo resumido.

    TÍTULO II – CAPÍTULO I – Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, …

    LVII – ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado de sentença penal condenatória;

    Posso muito bem desconfiar da honestidade de qualquer pessoa ou instituição. Isso sim é garantido pela constituição. Posso suspeitar que é desonesto, só não posso trata-lo como se culpado fosse.

    E pelo histórico dos editores da emissora estou desconfiando que estão passando informação errada. Propositadamente. Daí eu querer acesso ao arquivo original do vídeo. Certamente algo simples de ser feito.

    Não preciso que ela prove o contrário. Basta que coloque o arquivo num servidor e informe o link.

    PS:Se é proibido suspeitar ou acreditar que alguém cometeu um crime, então deve ser proibido denunciar qualquer coisa. Essa sua lógica é meio absurda.

  160. #160 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 10:14 pm

    Como solução da minha crise internética, não sei: se eu não consigo fazer com que o Explorer e Firefox funcionem decentemente (só nesse blog, deve ser praga do Reinaldo Azevedo!), há poucas esperanças com outro navegador. Claramente, o hardware entre as minhas orelhas é que está ultrapassado. Mas, à parte isso, agora, fiquei curioso quanto ao Chrome (é a primeira vez que alguém me diz usá-lo), vou procurar saber mais sobre ele. Muito obrigado.

  161. #161 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 10:24 pm

    Como costumam dizer os "gordinhos" da informática:

    É um problema de BIOS.
    Bicho Ignorante Operando o Sistema.

    Ou então:
    É um problema naquele dispositivo que fica entre o encosto da cadeira e o teclado.

    Rir é o melhor remédio. Já não tenho mais amigos porque nunca perco uma piada.

  162. #162 Tiago
    on Oct 22nd, 2010 at 10:38 pm

    Quem (eu realmente não lembro) dentre os comentaristas disse que Marina só tinha feito birra e que Minc é que tinha reduzido o ritmo do desmatamento? Dilma, agora, acha que Marina foi fundamental nessa conquista! "We've Always Been at War with Eastasia." Agora, Dilma acha que é responsável até por nossas quedas d'água! Pelego tem cada uma…

  163. #163 Ticão
    on Oct 22nd, 2010 at 10:48 pm

    Não entenda isso como um "argumento de autoridade".

    De 1970 a 1990 trabalhei produzindo filmes publicitários.
    De 1990 a 2000 trabalhei dirigindo vídeos empresariais.
    De 2000 a 2010 trabalhei dirigindo programas educativos e um pouco com vídeos empresariais.

    40 anos no ramo. Menos ativo, quase parando, nos últimos 2 anos.

    Nos 5 anos mais intensos de trabalho, 1995 a 2000, dirigi em média 2 vídeos de 10 minutos cada, por mês.
    20 minutos vezes 60 meses dá 1.200 minutos.
    Considere aproximadamente 3 horas de trabalho em ilha de edição para cada minuto editado e teremos 3.600 horas de ilha de edição em 5 anos.

    A minha avaliação, do que foi mostrado pela Globo, é que estão distorcendo e talvez manipulando o material.

    Gostaria de ter acesso ao material original. E, se possível, saber qual é a marca e o modelo do celular que gravou a cena.

  164. #164 Moacir
    on Oct 22nd, 2010 at 10:51 pm

    Já se disse que não existem sistemas à prova de idiotas, os idiotas são incrivelmente inventivos. Já disseram que estamos em uma corrida entre a educação e a catástrofe, estamos é em uma guerra entre tecnologia e burrice, e a burrice está vencendo com um pé nas costas.

  165. #165 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 11:04 pm

    pô, se você ainda acha que a mídia não tem um candidato e não está puxando a brasa para a sardinha dele não temos como conversar. Vivemos em países diferentes, com certeza.

  166. #166 Radical Livre
    on Oct 22nd, 2010 at 11:09 pm

    Pois é, ele falou o que todo mundo estava pensando e twittando feito louco, que foi a história do Rojas.

    O que a gente pode discutir é se o Presidente da República pode se pronunciar desta forma. Eu acho meio estranho, mesmo sendo petista até a raiz dos (poucos) cabelos.

  167. #167 Rômulo Bueno
    on Oct 22nd, 2010 at 11:25 pm

    Tá aqui, tucano de aluguel:
    http://www.youtube.com/watch?v=CwcIELvBCXA&fe
    http://www.rodrigovianna.com.br/radar-da-midia/o-

    O pior é que tem muita gente ignorante como esse rapaz aí de cima que acreditou na globo… 89 all over again.

  168. #168 J_P_Rodrigues
    on Oct 23rd, 2010 at 12:26 am

    Não seria com quatro cascos no chão?… Tipo assim, um Tiago?

  169. #169 J_P_Rodrigues
    on Oct 23rd, 2010 at 12:28 am

    Ué, o Stalin achava que ele tinha feito a Revolução Russa e que os trabalhadores construíam a URSS embevecidos com o brilho dos seus bigodes… Qual o problema?

  170. #170 Marilda
    on Oct 23rd, 2010 at 12:34 am

    Oi, Moacir, não é só vc que encontra problemas com o intensedebate. Feita a votação, há tempos, escolheram esse sistemas. Tem esse lado positivo, a meu ver, que é a discussão ocorrer por blocos.
    Uso o Internet Explorer no Windows, Win7. Não tenho problemas de baixar (êpa)o NPTO, ou qualquer outro.
    Mas, sempre tem um mas. Ticão gostei muito de saber que sou uma BIOS, não sabia da denominação para esse tipo de ignorância.
    O meu problema com o intense debate é ter que dividir os comentários.
    Ticão, porque alguns conseguem postar longos comentários? E outros têm que dividir?
    Que se pasá?
    Abraço
    Marilda

  171. #171 Moacir
    on Oct 23rd, 2010 at 12:51 am

    Pode ser, mas os cavalos não mantêm todas as patas no chão quando estão em desabalada carreira para o abismo. Lembro-me de ter lido sobre uma experiência que determinou o número de patas que o cavalo mantém no chão.
    Talvez, você esteja sendo um pouco-não muito- injusto com Tiago.

  172. #172 Rabuja
    on Oct 23rd, 2010 at 1:09 am

    Eu sou do tempo em que puteiro era chamado de zona. Dei uma gargalhada pensando numa zona conservadora… ihihihihihihih

  173. #173 Rabuja
    on Oct 23rd, 2010 at 1:13 am

    Alguém falou uma frase interessante esta semana sobre a postura do Brasil no passado; falava grosso com a Bolivia e o Paraguai e afinava com os países ricos.

  174. #174 Rabuja
    on Oct 23rd, 2010 at 1:28 am

    Eu não sou petista (escrevo isto porque os ânimos andam tão exaltados ultimamente que opiniões divergentes costumam ser ironizadas ao invés de ser conversadas.. sei que não é seu caso, Radical)… mas vamos lá…

    Na minha opinião o Lula nesta eleição está atuando desta maneira como única forma de tentar um equilíbrio de forças entre a candidatura do governo e a imprensa.

    Qualquer pessoa de bom senso vê claramente que a imprensa tem radicalizado. E acho que ele tem conseguido ser muito bem sucedido em fazer o contraponto, apresentar o outro lado das notícias que a imprensa não tem feito nos casos que envolvem o governo.

    E acho que ele é bem perspicaz em conseguir de certa forma pautar a imprensa quando a esta começa a encurralar (ou tentar currar, dá quase no mesmo.. ihihihihi) a candidatura do governo.

    Um exemplo claro disto foi aquela fala polêmica dele em SC no primeiro turno, terra dos Bonhausen (não sei e nem me interessa saber como escreve). A imprensa vinha massacrando o governo com sigilo da filha do Serra e Erenice. O Lula soltou aquele discurso e pronto… a "esperta" da imprensa caiu na armadilha e desviou o assunto um pouco. A Dilma pode ter perdido votos no episódio? Sim. Mas a perda certamente foi menor.

    O mesmo ocorreu quando ele criticou os jornais que não assumem a posição e fingem neutralidade. Pronto. Fez chegar a muita gente o que não chegaria. Furou o bloqueio da imprensa.

    Acho que o caso da farsa (sim, pra mim foi uma farsa e o Serra deveria se envergonhar… pessoas que eu conheço e que votaram nele e pretendem votar de novo ficaram envergonhadas) foi o mesmo caso.

    Se a imprensa agisse de forma menos parcial eu aposto que ele não radicalizaria.

    É isto… que chovam as bolinhas de papel agora porque defendi o Lula… ihihihihihihih…
    Eu mesmo vou ali no espelho e vou jogar uma bolinha na minha imagem…. ihihihihihi

  175. #175 Rabuja
    on Oct 23rd, 2010 at 1:35 am

    Por isto o projeto da banda larga tem tanta pressão contra… a idéia não é tão recente, mas o lobby contra é muito forte.

    Lembra do processo de escolha do modelo de TV digital: foi briga de cachorro grande… e as operadoras de telefonia, as mesmas que são fornecedoras de serviço de banda larga jogaram pesado.

  176. #176 José Guilherme
    on Oct 23rd, 2010 at 1:49 am

    Ticão, você está completamente certo. No dia, a Folha mostrava apenas o vídeo original, em flv/swf mesmo, com a qualidade já comprometida pelo formato de gravação piorado na hora da conversão (acho que os repórteres brasileiros deviam receber bons celulares daqui pra frente, mesmo os freelances). Todos, eu digo, todos os links para o vídeo original foram substituídos pelo editado para ser apresentado no JN, com aquele zoom bisonho! Me arrependi de ter deixado para baixar depois, como venho fazendo com alguns vídeos dessa eleição. Uma coisa é certa, se algo acertou a cabeça dele naquele ponto (lado esquerdo), porque o médico no dia da reportagem fala que a região atingida era a do centro-direita? Uma pancada como aquela descrita teria deixado hematoma e um belo galo, visíveis mesmo no dia seguinte. A questão que levanto é a seguinte: se o PSDB e o Ricardo Molina vão continuar essa tese eu peço que se faça o corpo de delito no IML, que Ministério Público mande investigar!

    Liberdade para a imprensa já: que a Folha coloque o link para o vídeo original sem cortes ou qualquer edição, do jeito que ele foi gravado e que seja analisado por uma equipe independente de especialista forenses.

  177. #177 Ticão
    on Oct 23rd, 2010 at 2:10 am

    Talvez, é um palpite, dependa de como vc se loga no sistema. Eu me logo via WordPress. E acho que não tenho problema de tamanho de texto. Posso tentar me logar de outra forma para descobrir. Não sei se vai rolar.

  178. #178 Tiago
    on Oct 23rd, 2010 at 2:13 am

    Stalin liderou o Povo Soviético na emancipação do homem no Mundo:os soldados soviéticos, em sua luta contra a besta nazista, se lançavam à morte com o nome de Stalin nos labios; depois da assistência fraternal soviética na Mongólia, o analfabetismo foi eliminado e os lamas, que exploravam o povo foram liquidados fisicamente- até hoje, são achadas covas coletivas de traidores-; Stalin libertou a Europa Oriental do terror nazista.
    Tudo isso é totalmente diferente da maluquinha que acha que inventou as hidrelétricas e que, depois de jogar Marina para fora do governo, agora a bajula.

  179. #179 Ticão
    on Oct 23rd, 2010 at 2:16 am

    Comigo acontece o mesmo quando clico em algum recente. Mas já descobri que só ocorre com comentários "secundários", ou seja, que são reply de algum comentário "primário". E quando tem muitos comentários o Intense Debate não "consegue" abrir toda a cascata.

    Deve ser culpa do Zé Dirceu

  180. #180 Tiago
    on Oct 23rd, 2010 at 1:23 pm

    É mentira. Stalin foi o maior filho da Humanidade, o autor da Liberdade! Ele salvou o Socialismo da agressão da besta nazista financiada pelos plutocratas! Ele libertou a Mongólia e a Europa Oriental do jugo hitlerista!
    Dilma é uma oportunista, que defendeu a luta armada quando o PCB já havia avisado que faltavam as condições objetivas para a vitória-tal surto de voluntarismo fortaleceu o regime e custou a vida de jovens inocentes, sacrificados à hipocrisia dos velhos líderes e à ignorância dos novos líderes-, foi do PDT, que apoiou-sabe-se lá em troca de quê- Figueiredo e Collor, e, quando viu que o PDT não tinha futuro, aderiu ao pelego PT. Ela é uma candidata de bolso de colete, escolhida por um pobre coitado ignorante, que, como muito bem disse Prestes, é incapaz de governar. Ela não vai dar conta (Serra também não daria, aliás, mas não há nenhum maluco comparando o medíocre Serra com Stalin… )!

  181. #181 Tiago
    on Oct 23rd, 2010 at 1:23 pm

    É mentira. Stalin foi o maior filho da Humanidade, o autor da Liberdade! Ele salvou o Socialismo da agressão da besta nazista financiada pelos plutocratas! Ele libertou a Mongólia e a Europa Oriental do jugo hitlerista!
    Dilma é uma oportunista, que defendeu a luta armada quando o PCB já havia avisado que faltavam as condições objetivas para a vitória-tal surto de voluntarismo fortaleceu o regime e custou a vida de jovens inocentes, sacrificados à hipocrisia dos velhos líderes e à ignorância dos novos líderes-, foi do PDT, que apoiou-sabe-se lá em troca de quê- Figueiredo e Collor, e, quando viu que o PDT não tinha futuro, aderiu ao pelego PT.

  182. #182 Tiago
    on Oct 23rd, 2010 at 2:23 pm

    Stalin libertou o mundo do jugo hitlerista! Dilma é uma oportunista que saiu do PDT, que apoiava Figueiredo e Collor, para o PT, que dá apoi a Maluf, Collor (certas coisas nunca mudam, não é) e Sarney! Ela não vai dar conta (Serra também não daria, mas não há nenhum maluco comparando o medíocre Serra com o genial Stalin)!

  183. #183 Rômulo Bueno
    on Oct 23rd, 2010 at 3:52 pm

    "os soldados soviéticos, em sua luta contra a besta nazista, se lançavam à morte com o nome de Stalin nos labios; "

    Pode até ser, mas junto com o nome dele vinha coisas do tipo:

    "??? ???? ? ????!" , "???? ?????!" ou "??????? ??????, ?????!"

  184. #184 Tiago
    on Oct 23rd, 2010 at 6:23 pm

    Mentira! O Povo Soviético amava Stalin, o maior homem de todos os tempos! É incrível que 57 anos depois de sua morte os malufistas ainda o ataquem! Será que alguém vai se incomodar com Dilma e Lula dez segundos depois dessas mediocridades deixarem o poder?
    "Stalin é o Lenin de nosso tempo!", um dos lemas na URSS.

  185. #185 J_P_Rodrigues
    on Oct 24th, 2010 at 12:35 am

    Ninguém, pois eles agradam mais do que incomodam.

    Já o bigodudo de olhos satânicos somente incomodava.

  186. #186 Alexander4
    on Jul 13th, 2011 at 12:13 am

    Need cheap generic ABANA?…

  187. #187 lexus rims
    on Jun 12th, 2013 at 3:42 pm

    Esta es una casa muy bonita que he visto en mi vida. Todo el mundo puede encontrar fácilmente las muchas comodidades que minimalista, moderno y muy sofisticado. Sin embargo un curso muy caro.
    lexus rims

  188. #188 isabellemilligan
    on Jun 29th, 2013 at 1:36 am

    A resposta para essa cidade que não têm um grande fluxo de água. Todos devem ter parte interna fixação questão. Isto é devido a ele 's inspirado no estilo de vida do ser humano. stayhappystayinloveweddingchapels

  189. #189 sa home cleaning
    on Jul 2nd, 2013 at 1:52 pm

    Standartinis tarp esam? yra svarbus aspektas ir vienas iš pagrindini? pamat? bet marketingo strategija. Šiuo metu, žmon?s si?lomi pasirinkimo daug. Su internetu, pasirinkimas augti.
    sa home cleaning

  190. #190 erickgoyder
    on Jul 29th, 2013 at 3:29 am

    Duten pertsonak, erosketaren aldizka eskertzen dute, iritzia eman, eskatu eta modu etengabe hobetzeko produktu eta zerbitzuak eskaintzen dituzten itxura, eta ez da inoiz ere bezeroak gutxietsi.
    Fishing Lodge Alaska

  191. #191 Cloud Phone Systems
    on Sep 1st, 2013 at 7:24 pm

    Você também pode promover o seu negócio na internet através da compra de um banner . A vantagem é que você pode promover o seu negócio em um site muito lotado.
    Cloud Phone Systems

  192. #192 ColdyMilligan
    on Sep 2nd, 2013 at 6:41 am

    Aproape toat? lumea are o carte de vizit? . Dac? ave?i un aspect bun ?i con?inutul mai multe informatii despre companie , pute?i paria c? alte persoane l citesc . O modalitate de a încuraja oamenii s? citeasc? cartea pe care a f?cut-o ca o carte de telefon .
    <a href="http://www.litzenguideservice.com” target=”_blank”>www.litzenguideservice.com

  193. #193 harvey
    on Dec 6th, 2013 at 4:39 am

    .

    thanks!…

  194. #194 erickgoyder
    on Dec 28th, 2013 at 11:23 am

    Goods will allow you to notice provides virtually been identified. You should buy that in shops or perhaps specialty retailers close to out of your home. You will find that easily.View site about Denali Law Experienced Anchorage Personal Injury Attorney Services

  195. #195 erickgoyder
    on Dec 29th, 2013 at 10:08 pm

    Goods will allow you to notice provides virtually been identified. You should buy that in shops or perhaps specialty retailers close to out of your home. You will find that easily.View site about Denali Law Experienced Anchorage Personal Injury Attorney Services

  196. #196 isabellemilligan
    on Jan 30th, 2014 at 4:00 am

    One of the things that chased a lot of people by meeting the target is a bonus. Bonuses are often people want to be one of the result of satisfying work.Best Western Tony Lama Mens Boots for Sale

  197. #197 Derrick
    on Mar 10th, 2014 at 4:45 am

    .

    ???????….

Leave a Comment